Estacionar em Ipatinga, uma tarefa difícil

Motoristas reclamam do tempo de espera


As vagas de estacionamento no Centro de Ipatinga durante o dia ficam lotadas. De acordo com o vendedor Emérson Domingues, ele fica de cinco a dez minutos rodando para conseguir estacionar.

Um motorista parou em um local proibido. O empresário Gilberto Alves fala que é horrível para conseguir uma vaga para estacionar. Já outra pessoa parou em mão dupla e congestionou o trânsito.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, atualmente a frota de Ipatinga é de 100 mil veículos. Segundo a receita estadual, com os motoristas que vem de outras cidades, este número chega a 150 mil.

Grande parte desses veículos circula pela região central do município. Imagina então, a dificuldade para encontrar uma vaga de estacionamento? A Câmara de Vereadores de Ipatinga realizou algumas mudanças na estrutura do estacionamento do legislativo. Antes, o local comportava 94 carros e 20 motos. Atualmente, a capacidade passou para 104 carros e 22 motocicletas. Outra alternativa para ajudar a diminuir os transtornos é o serviço do faixa azul, 30 pessoas trabalham no sistema de estacionamento rotativo no Centro do município. O objetivo é controlar o tempo que cada motorista pode ficar parado, e com isso, aumentar a rotatividade dos veículos. O gerente do faixa azul, Jéderson Souza explica que o usuário que vai ao Centro para resolver algum problema ou fazer compras, tem o direito de ficar estacionado por duas horas em uma mesma vaga, a partir dessas duas horas, ele tem que colocar o carro em outra vaga.

Mesmo assim em alguns momentos uma fila se forma nos estacionamentos do faixa azul. É muita gente à procura de uma vaga. Quando um carro sai, logo já chega outro para ocupar a vaga. Rodrigo Souza, atleta, deu sorte e conseguiu logo uma vaga para estacionar. O atleta fala que a pouca rotatividade dificulta o estacionamento.

A Prefeitura de Ipatinga informou que além do estacionamento rotativo, realiza ações de conscientização para o uso de transporte alternativo regulamentado, como táxi e ônibus. Ainda segundo a administração, a falta de vagas se deve ao crescimento significativo do número de veículos.
Fonte: In360

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