Plano da Usiminas vai gerar 10 mil empregos

Robson Gomes recebeu o diretor da Usina de Ipatinga, Francisco Amério, para a apresentação do Plano de Otimização do Processo Produtivo da Usina de Ipatinga


IPATINGA - O prefeito de Ipatinga, Robson Gomes, recebeu o diretor da Usina de Ipatinga, Francisco Amério, para a apresentação do Plano de Otimização do Processo Produtivo da Usina de Ipatinga. O encontro aconteceu na sala de reuniões do gabinete do prefeito no início da noite de terça-feira, 29, e contou com a participação dos secretários municipais e integrantes da Usiminas.
O plano de investimentos é estimado em R$ 3 bilhões e deverá ser concluído em 42 meses, após a aprovação do Conselho de Acionistas, prevista para o mês de agosto. O projeto da Usiminas inclui a construção do quarto alto-forno (e desativação de dois mais antigos), um convertedor e uma máquina de lingotamento contínuo na Aciaria 2 e a escarfagem (processo de remoção de imperfeições na superfície do aço). 
De acordo com Francisco Amério, o objetivo é equilibrar a capacidade de produção da usina com sua capacidade de laminação e enobrecer o mix de produção. "A Usiminas vai investir em eficiência e não em aumento de capacidade", explicou o diretor da siderúrgica, que detalhou dados sobre a produção nacional e mundial de aço. Segundo ele, as siderúrgicas no mundo têm capacidade para produzir 1,9 bilhão de toneladas, mas o consumo é de 1,37 bilhão.

COMPROMISSO
Para o prefeito de Ipatinga, Robson Gomes, os investimentos anunciados refletem o compromisso da empresa com a cidade e geram oportunidades para a comunidade. "A Usiminas é a mola propulsora do nosso desenvolvimento. A apresentação desses investimentos na Usina de Ipatinga confirma o compromisso com o município, pois vai otimizar sua produção, preservando a qualidade de vida e gerando oportunidades", destacou.
Estimativas da empresa revelam que no pico da obra (23 meses) serão contratadas quase 9,5 mil pessoas, priorizando a mão de obra local. Somente em salários serão injetados R$ 345 milhões na economia regional durante as obras. Na fase de operação, 1.265 funcionários serão contratados. Os impactos no trânsito, nos serviços de transporte, meio ambiente, saúde, educação já foram levantados e as medidas estão sendo tomadas.
Robson Gomes afirmou que vai dialogar com a empresa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com quem a PMI tem convênio, para desenvolver cursos de qualificação voltados para as necessidades da obra. O prefeito de Ipatinga ressaltou ainda que a notícia dos investimentos tranquiliza a comunidade quanto aos boatos sobre mudanças na gestão da Usiminas. "Para a gente, que tem a família aqui, esse anúncio vem em um ótimo momento". fonte: Diário Popular

0 comentários: