Usiminas reúne fornecedores locais


Promover integração entre a Usiminas e os fornecedores do setor metalmecânico do Vale do Aço, a fim de fomentar o desenvolvimento regional. Esse foi o objetivo do encontro que reuniu a Diretoria e as Superintendências da Usina de Ipatinga, equipe de Suprimentos, Relações Institucionais, representantes do Sebrae, FIEMG, Sindimiva, ADI, BDMG e fornecedores locais na manhã desta quinta-feira (24), no teatro Zélia Olguin. Na ocasião, foi apresentado o Projeto Garimpando Oportunidades, que visa a aproximar fornecedores e especialistas da Usiminas em busca de inovações que agreguem competitividade às empresas. 

A princípio, o projeto será realizado nas áreas da Aciaria e Manutenção, podendo ser expandido para demais áreas da Usina. Para que as empresas possam conhecer e atuar a favor de suas necessidades e da Siderúrgica, serão agendadas visitas por meio do Sindimiva. Especialistas da Usiminas também visitarão os fornecedores interessados. O Diretor da Usina, Francisco Amerio, afirma que as portas da Usiminas estão abertas. “Queremos que nossos fornecedores contribuam com criatividade e inovação para que a Usina e a cidade cresçam juntas”, declarou.

A inserção dos fornecedores locais à cadeia produtiva da Usiminas traz ganhos para ambas as partes, além de contribuir de forma geral para a economia da região. As demandas lançadas pelo mercado trarão o desafio do desenvolvimento e exigirão soluções inovadoras que otimizem os processos produtivos. Para o Gerente de Suprimentos da Usiminas, Henrique Hélcio dos Santos, inovação é uma questão de sobrevivência. “Estamos convidando os fornecedores a repensar suas empresas, visto que o momento é estratégico para que eles se capacitem e ampliem sua atuação”, diz.

O diretor industrial da Vam Service, Márcio Amado, acredita que essa seja uma excelente oportunidade para a região, pois vai estimular o desenvolvimento local. “Crescer é um sonho comum a todas as empresas e hoje foi possível vislumbrar um caminho para isso. Minhas expectativas são as melhores”, comentou. Relacionamento fortalecido

Em 2010, a Usiminas comprou cerca de R$400 milhões por meio de aproximadamente 350 empresas da região, que atuaram com o fornecimento de materiais e serviços. Com o Projeto Garimpando Oportunidades, esse número deve crescer consideravelmente, abrindo novos nichos de mercado aos empresários locais. Para o diretor da Faceme LTDA, Antônio José Moreira, que já fornece para a Usiminas há 32 anos, o projeto marca um novo momento desse relacionamento. “Essa é a oportunidade que sempre aguardamos. Será possível ampliar a visão e a atuação dos fornecedores, oferecendo produtos com uma base tecnológica que agregue valor à marca”, conta.

O Superintendente de Suprimentos da Usiminas, Roberto Piragibe, falou sobre a importância da sintonia entre a siderúrgica e os fornecedores. Segundo ele, todas as ações desenvolvidas deverão estar pautadas sob as vertentes de Sustentabilidade (aspectos econômico, ambiental, social, cultural). “Esperamos que os fornecedores atendam a esses critérios e que, a partir deles, possamos fortalecer nosso relacionamento”, comenta.

Piragibe ressaltou também os esforços da Usiminas em busca de competitividade para potencializar sua atuação no mercado siderúrgico e afirma que os fornecedores, como parceiros, também podem contribuir para alcançar essa meta. 
Novos investimentos  
A Usiminas prevê para 2011 o projeto de Otimização da Usina de Ipatinga. Os novos investimentos da Siderúrgica vão abrir outras possibilidades de atuação aos fornecedores locais. Para esclarecimentos sobre esse Projeto, o Diretor da Usina de Ipatinga, Francisco Amerio, está realizando palestras para os diversos segmentos da comunidade. Uma Audiência Pública está marcada para 7 de abril, às 19h, no Teatro Zélia Olguin.
fonte: JVA online

0 comentários: