Escadaria Morro Sossego oferece riscos a moradores

Mato toma conta da escada e prejudica a iluminação e a passagem pelo local
IPATINGA - Moradores do Morro do Sossego, que fica entre os bairros Veneza I e II, reclamam estar enfrentando um problema há mais de três anos. Quem precisa passar pela escada que liga a Rua Tancredo Neves à Rua Teresópolis enfrenta dificuldades e corre riscos. É que dos lados da escada o mato toma conta do espaço e, com isso, até a iluminação dos postes fica comprometida, o que dificulta ainda mais a passagem. 

De acordo com o presidente da Associação do Morro do Sossego, Adilson Gomes Prudência, 38, “as pessoas que precisam passar pela escadaria, correm risco de ser roubadas, de sofrerem algum mal ou caírem, devido à sujeira da escada e péssima iluminação”. Ainda segundo o líder comunitário, a prefeitura deveria ter um cronograma certo de limpeza das ruas, para nenhum bairro ter esse tipo de problema. “A gente já recorreu ao poder público várias vezes, mas não adianta”, desabafa. 

Como presidente da Associação, ele diz que sente vergonha em não conseguir resolver a situação. “Sinto até um constrangimento em ser líder comunitário, quero o melhor para os moradores do bairro, mas não tenho mais força alguma para conseguir uma solução e já não sei mais a quem recorrer”, alegou. Por causa disso, ele afirma que sente vontade de se mudar do bairro. “Não agüento mais receber cobranças dos moradores”.

João Batista Ferreira Soares, 55, que mora no local há mais de 25 anos, diz que há pouco tempo ocorreu um espancamento na escadaria. “Um adolescente estava gritando ‘me acode, me acode’, daí eu vim correndo e tinha um desconhecido espancando o jovem. Eu gritei e a pessoa saiu correndo”, descreve.

Batista explicou que há cerca de um ano a Prefeitura de Ipatinga enviou um homem para fazer o serviço de limpeza do local. “Com uma motosserra, o rapaz cortou meio metro ao redor da escada, fez de conta que limpou tudo e foi embora, acho que mandaram limpar porque souberam que a gente entrou em contato com a imprensa”, recorda o morador. Para ele, a assistência das outras ruas deveria ser a mesma para a escada. “Alguns postes que deveriam iluminar a escadaria não funcionam. A gente liga para Cemig, eles vêm aqui, olham e vão embora, sem fazer nada”, assegura. 

O corredor que dá início à escadaria na Rua Tancredo Neves também fica bastante sujo, segundo os moradores. Quem faz a limpeza do local com freqüência é o pastor José Rodrigues Braga. De acordo com ele, “é um absurdo alguém do próprio bairro ter que fazer esse tipo de serviço”. 

A Prefeitura de Ipatinga informou por meio de nota que deveria comparecer ao local nesta quarta-feira (29) para analisar quais são as necessidades do Morro do Sossego. Representantes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) iriam entrar em contato com a Associação de Moradores, para atender todas as reivindicações.

Fonte: JVA online

0 comentários: