Novo teste de DNA demora só 50 segundos


Um novo modo de extração de DNA, que reduz o tempo de identificação de 48 horas para apenas 50 segundos, foi apresentado no início desta semana, em Curitiba, no 38º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e no 11º Congresso de Citologia Clínica.
O novo método de análise de DNA foi desenvolvido pela equipe do Instituto de Criminalística do Paraná. Segundo o perito Hemerson Bertassoni, o método "é mais eficiente e rápido do que o usado atualmente no mundo inteiro" na elucidação de crimes e conclusão de inquéritos policiais.
Para desenvolver o método, foi usado um equipamento chamado Precellys, criado inicialmente para extrair DNA de plantas e tecidos. A máquina foi adaptada para retirar o DNA de ossos humanos. O procedimento foi testado em oito ossos carbonizados, cuja identificação não foi possível pelo método clássico. Das oito amostras, foi obtido o perfil genético de sete delas. Todo o processo de identificação do DNA durou menos de um minuto.
De acordo com o organizador do congresso, Paulo Roberto Hatschbach, também foram destaques nos encontros os diagnósticos e avanços no tratamento da hepatite, da alergia a remédios e o retorno de doenças erradicadas no passado.
Entre os medicamentos, 40% das alergias são causadas por anti-inflamatórios, muito consumidos nesta época do inverno.
Fonte: O Tempo

0 comentários: