Sites de compras coletivas anunciam falsos descontos

Descontos de 50%, 60% e até 90% são anunciados todos os dias pelos sites de compras coletivas, mas, nem sempre, a pechincha é tão boa quanto parece. Na prática, muitas vezes os descontos oferecidos são bem menores do que os reais e o consumidor pode conseguir até comprar o produto ou serviço pelo mesmo preço da oferta sem comprar o cupom.
Na semana passada, a reportagem checou ofertas anunciadas em diversos sites e encontrou casos como o da diária no hotel Royalty Barra, no Rio de Janeiro, que era vendida por R$ 295 pelo site Hotel Urbano. O anúncio prometia 61% de desconto sobre o preço original, que seria de R$ 765. Mas, no setor de reservas do hotel, a diária é vendida por R$ 397 (já com taxas), o que reduz o desconto real para 26%.

Já no Groupon, um "day use" no hotel fazenda Moinho, em Esmeraldas, era vendido por R$ 74,50, preço que seria 50% menor do que o real. A reportagem também tentou agendar o serviço direto com o hotel e foi informada de que o preço seria de R$ 70, ainda menor do que o da oferta.
No Clube do Desconto, a diária com café da manhã no hotel São Francisco, em Poços de Caldas, saía por R$ 99, o que seria metade do valor original. O setor de reservas do hotel, porém, informou que o valor de R$ 199 só era aplicado em diárias com pensão completa. As que têm apenas café da manhã custam R$ 140.

A artesã Lívia Araújo passou por situação semelhante. Ela comprou duas diárias em um hotel em Diamantina por R$ 210 e supostos 50% de desconto. "Nem estava pensando em viajar, mas, como achei que o preço estava bom, comprei", conta. Quando chegou à cidade, ela descobriu que o valor normal do mesmo pacote era de R$ 280, e o desconto real, de 25%. "Eu me senti enganada", diz.
Os sites Groupon e Hotel Urbano e os hotéis Royalty Barra, Moinho e São Francisco informaram que os anúncios são feitos com base nos preços "cheios" ou "de tabela", que, normalmente, são mais altos do que os praticados efetivamente. O Moinho informou ainda que a promoção do Groupon coincidiu com uma outra oferta praticada pelo hotel. O Clube do Desconto foi procurado, mas não respondeu. A prática de elevar o desconto artificialmente torna a promoção mais atraente, mas pode ser considerada propaganda enganosa, diz a advogada do Procon, Daniela de Abreu Araújo. Segundo ela, o consumidor pode recolher provas, como o anúncio da oferta e um orçamento feito por ele, e exigir o cumprimento forçado do desconto.

Até Power Balance está à venda

Até a pulseira Power Balance - cuja eficácia já foi desmentida pelo fabricante - está à venda nos sites de compras coletivas. Na semana passada, o site Achou Oferta vendeu 192 unidades por R$ 32,50, desconto de 75% em relação ao preço normal (R$ 130) da loja que fez a oferta.
Em outras lojas, porém, a pulseira custa de R$ 39,90 a R$ 120. O site informou que apenas cede espaço para a publicação das ofertas e que a responsabilidade sobre o preço informado é exclusivamente do parceiro. (APP)

Sem cupom

Igual. O OfertaX vendeu um vaporizador de roupa por R$ 49, desconto de 50%, na semana passada. No mesmo dia, o fornecedor, o site Comprafácil, estendeu o desconto a quem não comprou o cupom.

fonte: O tempo

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