Aeroporto de Confins não deve ficar pronto para a Copa de 2014

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pelo menos nove dos 13 aeroportos de todo o país não devem ficar prontos para a Copa do Mundo de 2014. Entre eles estão Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos, Salvador, Campinas, Cuiabá, Confins e Porto Alegre.

O estudo, assinado pelos pesquisadores Carlos Alvares da Silva Campos Neto e Frederico Hartmann de Souza, aponta que a média de prazo de obras de infraestrutura de transporte no país é de 80 meses após o fim da fase de projetos.

O Ipea também critica o plano de ampliação da Infraero para estes aeroportos. Segundo o estudo, ainda que a média de crescimento do número de passageiros seja um pouco menor nos próximos quatro anos, quando as obras ficaram prontas a capacidade dos aeroportos já estará no limite novamente. Segundo Carlos Campos, o aeroporto de Confins opera hoje com 145% da capacidade adequada. Já para 2014, a solução seria a construção de um terminal provisório para os passageiros, em caráter emergencial.

A Infraero, estatal que administra o aeroporto, informou que "sobre o estudo em questão, desconhece as bases técnicas utilizadas e não participou de qualquer discussão, de modo que não pode fazer qualquer tipo de avaliação a respeito."

0 comentários: