Sindcomércio Vale do Aço oferece curso a partir de segunda

IPATINGA – Ensinar boas práticas na produção e manipulação de alimentos de acordo com a legislação sanitária vigente (RDC/ANVISA nº 216/04). Esse é o objetivo do curso promovido pelo Sindcomércio Vale do Aço na sede da entidade em Ipatinga, situada à Rua Sabará, 110, Centro. As aulas terão início nesta segunda-feira (22) e serão ministradas por Baroncio Paulo de Oliveira Cabral, especialista em Vigilância Sanitária. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (31) 3842-2040/3821-9020/3849-4490, ou pelo e-mail contato@sindcomerciova.com.br.

A carga horária do curso “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos” é de 20 horas. O público-alvo são comerciantes e funcionários que atuam no ramo alimentício. Quem participar das aulas terá noções de microbiologia, aprenderá sobre surtos e doenças transmitidas por comidas, manejo de resíduos, controle integrado de pragas urbanas e vetores, condições de higiene e saúde dos manipuladores, higienização das instalações, equipamentos e móveis e, ainda, boas práticas relacionadas à estrutura física do estabelecimento, entre outros inúmeros ensinamentos. 

“Nosso objetivo é ajudar comerciantes e manipuladores a preparar, armazenar e vender alimentos de forma adequada, segura e higiênica. Desta forma eles poderão oferecer uma alimentação saudável aos consumidores”, observou o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes.  

O curso será de grande valia para quem presta serviços de alimentação em lanchonetes, cantinas, padarias, restaurantes, cozinhas industriais, bufês e confeitarias, entre outros estabelecimentos do setor. 

“Ministraremos informações importantes sobre produção e manipulação segura de alimentos. A partir do momento que o comerciante implantar as boas práticas que iremos ensinar, ele notará uma considerável redução nos custos”, informa Baroncio que, além de especialista em Vigilância Sanitária, é engenheiro de alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ainda de acordo com ele, o curso vem atender a uma obrigatoriedade prevista por lei. “Todo manipulador de alimentos tem que ter essas noções que vamos explanar durante as aulas. Os alunos aprenderão a conservar bem um alimento e como melhor organizar o seu local de trabalho, por exemplo”, explicou o engenheiro. 

Fonte: JVA online  

0 comentários: