Dona de rede de lanchonetes é vítima de crime no Cidade Nobre em Ipatinga

Da esquerda para a direita: Jair, Miromar, Jones e Ediney (no detalhe). O último conhecia as vítimas e é acusado de arquitetar o ataque - Foto: AKR/JVA online
 Uma tentativa de assalto no início da noite deste sábado (6), na Rua Castro Alves, no Bairro Cidade Nobre, em Ipatinga, terminou com a prisão de quatro homens. Armados, eles abordaram a proprietária de uma rede de lanchonetes e invadiram a casa dela, que – com a ajuda do marido – conseguiu fugir para a rua e pedir socorro. Os acusados foram encontrados pela Polícia Militar no Bairro Iguaçu. Dois revólveres foram apreendidos. 

Foram presos Jones Anderson Marque da Silva, de 27 anos, Jair Mendes Junior, 29, Miromar da Silva Júnior, 31, e Ediney Guerra Martins, 31. A mulher, uma comerciante de 41 anos, contou que estava lavando a varanda de sua casa com o portão entreaberto quando observou homens passando em um automóvel Ford Eco Sport vermelho na frente da residência e olhando a movimentação.

De blusa de frio cinza com capuz, calça jeans e boné escuro, Jair desceu do carro, abordou a comerciante de arma de fogo em punho e mandou-a ficar calada. “Um dos criminosos foi entrando na casa e o outro (Jair) me segurou no pescoço dizendo para eu ficar em silêncio, mas gritei pelo meu marido. Meu esposo respondeu e o bandido largou o meu pescoço. Ele ficou olhando, esperando meu marido chegar. Nisso eu saí correndo, mas o criminoso me alcançou e voltou a me segurar com o revólver voltado para mim. Meu esposo chegou e voou nele”, explicou a mulher, que continuou: “O assaltante então me largou, eu ganhei a rua e saí correndo. Graças a Deus a polícia conseguiu prendê-lo”. Após a mulher ir para a rua, Jair fugiu com Jones no Eco Sport, que estava estacionado nas imediações.

Abordagem da PM
Informada sobre a tentativa de assalto, a PM agiu rápido e desencadeou uma operação de cerco e bloqueio. Uma viatura da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel) abordou o carro que os acusados estavam na Rua Tupinambás, no Iguaçu. Além de Jones e Jair, estavam no veículo Miromar e Ediney. Este último dirigia o automóvel sem uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quando questionado sobre a arma usada no crime, Ediney confessou ao sargento Messias que ela estava em sua residência, onde foram localizados dois revólveres calibre 38 – carregados cada um com seis munições.

Assalto planejado
A Polícia Militar apurou que os acusados planejaram roubar a vítima, uma vez que Ediney fornece produtos para a rede de lanchonetes da qual a mulher e o marido são proprietários e teria arquitetado toda a ação. Segundo os policiais, os quatro confessaram que iriam roubar a residência e o carro da vítima, pois acreditavam que – por ser início do mês e época de pagamento de funcionários – haveria uma grande quantidade de dinheiro na casa. “Fiquei chocada quando vi que um dos assaltantes era uma pessoa próxima de nós, um fornecedor que eu conheço há mais ou menos cinco anos. Fiquei muito decepcionada. A gente pensa até em desisitir de trabalhar no comércio, pois não podemos confiar em mais ninguém”, declarou a mulher. Ela ainda destacou: “A polícia foi muito eficiente e de prontidão saiu no encalço dos assaltantes”. 

O esposo da comerciante também falou sobre o ocorrido. “Eu escutei o grito da minha esposa, saí correndo e cheguei a encostar nele (em Jair). Mas ele arrancou uma arma e eu fiquei quieto. Minha esposa conseguiu correr e chamar a polícia”, reforçou o homem, que ainda falou sobre Ediney: “Ele é conhecidíssimo nosso. Bebia café dentro da nossa cozinha junto com a gente. É muito revoltante e ficamos chateados. Que Deus que tenha misericórdia dele”. 

A PM ainda verificou que Jones estava foragido da justiça. Ele e os três comparsas foram encaminhados à 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (1ª DRPC). 

Fonte: JVA online

0 comentários: