FRANQUIAS: Negócio próprio vira realidade com R$5.000

Potencial. Acqua Zero é modalidade barata que pode dar retorno do investimento em quatro meses
PRIMEIRO PLANO COMUNICAÇÃO/DIVULGAÇÃO
05-11-2011 11:00
Quem pensa em virar dono do próprio negócio, mas não tem muito dinheiro, encontra nas franquias uma oportunidade de começar com pouco. Podendo investir a partir de R$ 5.480, dá para se tornar um franqueado. Modelos que custam até R$ 600 mil podem ser conhecidos hoje, em Belo Horizonte, na Franchising Fair - Feira Nacional de Franquias. As mais procuradas são as microfranquias - negócios que demandam investimento de até R$ 50 mil. O organizador da feira, Ademar Pahl, diz que até mesmo as grandes marcas, mais tradicionais, criaram segmentos para esse público. 

O ex-auditor contábil Caio Morais Rebello, 27, abandonou um salário de R$ 3.000 para criar, há três anos, a franquia mais barata do mercado: a paulista Acqua Zero, de lavagem de carro ecológica e estética automotiva. "A gente tem o licenciamento, que custa R$ 5.480. Mas tem franquia de R$ 15 mil também. A escolha depende do bolso da pessoa", diz.

No licenciamento da Acqua Zero, a pessoa recebe um kit para 400 lavagens de veículos, além de um carrinho para colocar os produtos e prestar o serviço no sistema delivery. "A pessoa vai até onde o carro está, e a cada mês gasta de R$ 500 a R$ 700 para a recompra de produtos", explica Rebello. 

Além da lavagem ser ecológica - gasta muito menos que a média de 300 litros de uma lavagem normal -, a Acqua Zero tem uma gama de 11 outras atividades de estética para o carro. "Se for licenciamento, o retorno do investimento vem em quatro meses; na franquia, que inclui espaço físico e mais estrutura, o retorno gira em torno de um ano".

A Q´Viagem!, outra franquia que está na feira, é de agência de turismo de Portugal, onde já são 170 lojas. A empresa quer ganhar o público brasileiro. "O Brasil é um mercado promissor para os próximos dez anos", elogia o diretor-geral no Brasil, Sérgio Branco. Para quem se animar, a taxa de franquia é de R$ 16,5 mil. "Não cobramos royalties nem taxa de propaganda, e o valor fixo é de R$ 250 por mês, como taxa de administração", disse Branco. 

Na abertura de uma Q´Viagem!, o investidor vai gastar de R$ 25 mil a R$ 40 mil para montar a agência, além da taxa de franquia. "Numa agência normal, gasta-se a mesma coisa, mas o dono vai demorar cinco anos a mais para chegar ao mesmo nível de rentabilidade que a Q´Viagem!. Em um ano é possível ter o retorno do dinheiro aplicado".

O expositor da Mix Potato, Alan Carlos Gimenez, 19, também está na feira. A empresa - que faz batatas e mandiocas recheadas - nasceu em Votuporanga (SP)com investimento de R$ 25 mil. No ano passado, faturou R$ 200 mil com o negócio de franquia. A taxa varia de R$ 20 mil a R$ 45 mil, de acordo com o tamanho da loja. "A franquia dá treinamento, uso do leiaute, maquinário e mobiliário. A loja vem pronta", informa. O retorno do investimento acontece entre 12 e 24 meses. 

A maior
O Boticário. Maior franqueadora do Brasil e maior do mundo quando se trata de perfumaria, a rede O Boticário tem mais de 3.000 pontos de venda espalhados por dez países.



Avanço é para o interior de Minas
O diretor regional da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Aristides Newton, afirma que, em Minas Gerais, o setor cresce no interior do Estado. "Cidades como Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares, Divinópolis e regiões como Vale do Aço e o Sul de Minas são potencias mercados que devem atrair os investidores", disse.

O paulista Maurício Crivelin, 26, é um exemplo da interiorização. Saiu de São Paulo e foi para Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde abriu uma franquia da Prepara Cursos Profissionalizantes e Aprenda Idiomas. No ano passado, montou outra unidade em Belo Horizonte, com R$ 100 mil. No Brasil, são mais de 450 unidades; em Minas Gerais, 28. Maurício Crivelin se tornou master franqueado no Estado.

Para cidades de até 25 mil habitantes, a rede tem uma versão Express, que demanda investimento de R$ 35 mil. O retorno do acontece em torno de 14 meses, e começa a dar lucro seis meses depois.

A duração do curso é de oito meses, com mensalidade a partir de R$ 50. "O diferencial de Minas é que temos muitas praças disponíveis e conseguimos ir para cidades menores", disse. (HL)

Fonte: O Tempo

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