TEÓFILO OTONI - Cliente tenta incendiar farmácia de manipulação


Fórmula Pharma foi interditada depois das 10 mortes por suspeita de intoxicação

17-12-2011 10:05
TEÓFILO OTONI – Uma mulher cliente da farmácia Fórmula Pharma, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, tentou atear fogo no estabelecimento na manhã desta sexta-feira (16). Impedida por populares, a mulher foi encaminhada para a delegacia da cidade. Ela contou à polícia que, há anos, faz tratamento contra depressão e “descobriu” que os medicamentos que mandava manipular na farmácia não faziam efeito. O Secnidazol de 500 mg, suspeito de provocar intoxicação medicamentosa e matar pelo menos dez pessoas, foi manipulado no estabelecimento.

Com J.S., de 45 anos, teriam sido apreendidos álcool, uma caixa de fósforos e uma talhadeira de ferro, usada para tentar quebrar os vidros do local. Na delegacia, ela assinou termo de ocorrência, se comprometendo a prestar esclarecimento à Justiça quando for chamada, e foi liberada, na companhia de uma assistente social da rede pública.

Nesta sexta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) descartou duas mortes suspeitas de intoxicação por medicamentos, confirmando que são dez as pessoas que morreram supostamente após a ingestão do Secnidazol adulterado. De acordo com a SES, a idosa N.G.S., de 65 anos, moradora de Caraí, tem um mioma e está internada no Hospital São João Batista, na mesma cidade, e não consumiu o remédio. Já a segunda pessoa, C.S.P., morreu dia 29 de setembro em decorrência de diabetes, hipertensão e complicações do quadro de doenças crônicas e também não ingeriu as pílulas.

A SES informou ainda que, durante as buscas feitas na Fórmula Farma, na quarta-feira, os técnicos da Vigilância Sanitária acharam o nome de seis pessoas que compraram o Secnidazol 500 mg no local. Cinco pessoas já foram identificadas. Uma delas é Maria Lúcia de Souza, de 72 anos, do distrito de Pedro Versiane, em Teófilo Otoni, que morreu dia 22 do mês passado. Ela é a décima suposta vítima do remédio.

Segundo o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Carlos Alberto Pereira Gomes, dessa lista ainda não foi localizado Rivaldo Pereira (idade desconhecida), de Teófilo Otoni.

Fonte: Hoje em Dia

0 comentários: