Hidrelétrica alerta para risco de inundações no Vale do Aço


A Usina Hidrelétrica Guilman-Amorim no rio Piracicaba chegou a liberar 507.90 m³ de água por segundo, o que deve aumentar o nível do rio


16-12-2011 17:17
IPATINGA - A Usina Hidrelétrica Guilman-Amorim, localizada no rio Piracicaba, entre os municípios de Antônio Dias e Nova Era, no Vale do Aço, divulgou na manhã desta sexta-feira (16) que chegou a liberar 507.90 metros cúbicos de água por segundo, em virtude da elevação do nível da água na represa. A defluência obrigou a Área de Operação da Usina a decretar Estado de Alerta. Os municípios às margens do Piracicaba foram informados sobre a possibilidade de transbordamento do rio e de transtornos para a população ribeirinha.

De acordo com informações da Usina Guilman-Amorim, a represa está recebendo 506.82 metros cúbicos de água, e a tendência é aumentar o nível do rio. Nesta situação, o monitoramento é constante. No último balanço, aos 30 minutos desta sexta-feira (16), a represa registrou um volume de 316.38 metros cúbicos de água, considerado normal. Por volta das 9h30, a usina registrava uma defluência de 532.14 metros cúbicos de água, uma situação de alerta.

O nível da água aumentou na barragem em função das chuvas registradas na cabeceira do Piracicaba e de outras hidrelétricas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), como a Usina de Peti, em São Gonçalo do Rio Abaixo. A usina pertence ao Consórcio UHE Guilman-Amorim, que é constituído pelas empresas ArcelorMittal Brasil e Samarco Mineração S.A. Ela foi inaugurada em 17 de outubro de 1997 e, em janeiro de 1998, começou a produção plena de energia. A capacidade instalada é de 140 MW.

Plantão

Em virtude das chuvas registradas na região do Vale do Aço, equipes da Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec) da Prefeitura de Ipatinga mantém plantão de atendimento em período integral. O órgão recebe e fornece informações pelos telefones (31) 3829-8414 ou 199. A Defesa Civil também realiza trabalho de caráter preventivo, orientando moradores, em especial os que foram ou podem ser afetados pelas chuvas.

(Com Hoje em Dia)

0 comentários: