PMI faz mutirão para cirurgia de catarata



Mais de 100 usuários do sistema público de saúde já realizaram cirurgia de catarata nos dois primeiros meses do ano

IPATINGA - Apenas nos dois primeiros meses do ano, mais de 100 usuários do sistema público de saúde já realizaram cirurgia de catarata no município de Ipatinga. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão que vem sendo realizado tem como proposta disponibilizar cerca de 400 procedimentos cirúrgicos até o mês de junho, por meio de um credenciamento com duas clínicas especializadas. Os procedimentos seguem a Portaria 1919/2010 do Ministério da Saúde.
Na Prefeitura de Ipatinga, os critérios de prioridade são pessoas acima de 60 anos e que tenham doenças crônicas. Os dados apontam ainda que mais de cinquenta por cento das pessoas com mais de 60 anos sofrem de catarata, um turvamento progressivo que interfere na absorção da luz que chega à retina. A iniciativa tem como objetivos diminuir as filas de espera, ampliar a assistência oftalmológica, estimular a interiorização das ações nessa área, além de reduzir os índices de cegueira decorrentes da catarata.
Para o prefeito de Ipatinga, Robson Gomes da Silva (PPS), as cirurgias atendem a uma antiga demanda da população. "Este mutirão vai amenizar para muitas pessoas que aguardam por este procedimento cirúrgico, que, com certeza, mudará sua vida", avalia.

Dona Júlia não vê a hora de enxergar plenamente
IPATINGA - Júlia Maria Alves, 86 anos, moradora no bairro Iguaçu, realizou nesta semana exames para se preparar para a cirurgia. Ela comemora a iniciativa da Prefeitura. A alegria em fazer as cirurgias nos olhos e livrar-se da catarata era algo incontido pela dona de casa. "Esta operação é um presente de aniversário", revela a moradora, que completará 87 anos em abril, mês de comemoração do 47º aniversário de Ipatinga.
Dona Júlia conta que quando fez a primeira consulta na Unidade de Saúde de seu bairro e foi encaminhada para o procedimento cirúrgico, já não enxergava bem. "Era comum também enxergar tudo amarelado e ver fantasmas por toda casa, pois ao olhar na direção de alguém, chegava a ver três pessoas no mesmo plano", revela.
Agora, 20 dias depois de operar o olho esquerdo, Dona Júlia vai se submeter à cirurgia no olho direito. Ela não vê a hora de estar completamente recuperada e enxergando plenamente. "A minha sensação é que minhas vistas clarearam. Estou muito feliz, pois além de enxergar direito, tenho de novo o prazer de voltar a ler, o que vai ficar melhor quando eu operar o outro olho", comentou.

0 comentários: