Ponte metálica terá nova estrutura de apoio

ERGUIDA NO início da década de 70, a ponte metálica foi inaugurada pelo então presidente da República Emílio Garrastazu Médici
 
Foto: Paulo Sérgio de Oliveira/JVA online
A estrutura de apoio da ponte metálica sobre o rio Doce, na saída do Distrito Industrial de Santana do Paraíso para Caratinga, será trocada por uma nova. Ela apresenta danos desde 2008, ano em que a passagem quase foi interditada para caminhões e ônibus. Desde então, o tráfego sobre a ponte passou a ter limitações. 

Segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Caratinga, Milton Genelhu, o recurso para a reforma só foi liberado agora, por meio do Batalhão de Engenharia do Exército. “A principal intervenção será a troca dos aparelhos de apoio. Para isso, foi feita uma licitação e a Usiminas Mecânica ganhou”, afirma Milton. Além da substituição dos aparelhos de apoio, a ponte metálica terá nova pintura e revisões periódicas, para evitar futuros danos na solda.

Ainda não há previsão para o começo das manutenções, pois a Usiminas Mecânica aguarda a chegada das peças. No entanto, a empresa já montou a estrutura para começar a obra e escadas foram instaladas para a revisão. Segundo Milton, quando a troca das peças tiver início, será necessária uma interrupção temporária do tráfego na ponte.

O investimento, de acordo com informações do superintendente do Dnit em Caratinga, será de aproximadamente R$ 1,4 milhão.

Problema antigo
Em maio de 2008, a ponte metálica já apresentava problemas nos aparelhos de apoio, localizados entre a plataforma e as colunas, e passou por reparos emergenciais, feitos pela Usiminas Mecânica. 

No ano passado, o superintendente do Dnit em Caratinga, Milton Genelhu, explicou em entrevista ao jornal VALE DO AÇO que o início da reforma dos aparelhos de apoio da ponte metálica da BR-458 ainda dependia de um repasse de recursos do Dnit de Brasília para o Exército, responsável pelo desenvolvimento e execução do plano de melhorias na rodovia.

Fonte: JVA online

0 comentários: