Ipatinga fora da Copa 2014

A falta de infraestrutura aeroviária de Ipatinga foi predominante para a reprovação da cidade como subsede da Copa 2014
IPATINGA - A Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de 2014 divulgou ontem a relação de uma uma lista preliminar com 145 cidades escolhidas pela Fifa para abrigarem Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) durante a Copa do Mundo de 2014. Em Minas Gerais, seis cidades foram escolhidas: Araxá, Extrema, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Montes Claros e Uberlândia. Ipatinga foi cortada juntamente com outros 39 municípios porque, segundo a própria Fifa, não atendia requisitos básicos para receber o CTS.
Os critérios da Fifa exigiam, por exemplo, que a cidade dispusesse de hotéis com no mínimo 55 quartos e aeroportos com capacidade para receber aeronaves de aproximadamente 120 passageiros e com capacidade para operar voos noturnos. 
Este segundo motivo deixou Ipatinga ficar de fora da lista, já que o Aeroporto da Usiminas, em Santana do Paraíso, tem capacidade para receber aviões com até 60 passageiros e não opera voos à noite.

ESTADO
Para a Secretaria, outras cidades de Minas têm potencial para serem pré-classificadas como Centro de Treinamento de Seleções. A Fifa, inclusive, não descarta a entrada de mais municípios na lista de possíveis sub-sedes. Ainda este ano, será aberta uma nova janela para inscrições de cidades interessadas. Até o final de 2011 será feita a primeira relação oficial de CTS para a Copa do Mundo. O Comitê Organizador tem a obrigação de oferecer um número mínimo de 64 CTS, mas pretende atingir a marca de 90 locais oferecidos à Fifa.

DIRETRIZ
Na última sexta, durante uma reunião com toda a equipe de secretários de governo, o prefeito Robson Gomes tratou o assunto da escolha de Ipatinga como Centro de Treinamento como uma das diretrizes de sua administração. No dia, foi informado que todo o Executivo estava mobilizado para que a ação se concretizasse nos próximos meses.
A assessoria da prefeitura informou que, até a tarde de ontem, não havia sido comunicada oficialmente sobre o corte. Segundo a Fifa, apenas os Comitês Estaduais são avisados, por isso não entrou em contato com a administração.

VISITA
No fim do mês passado, o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, veio a Ipatinga para conhecer mais a cidade que até então figurava na lista dos possíveis Centros. Na ocasião, ele afirmou que o município tinha condições de entrar na disputa, mas ressaltou justamente os problemas no setor aeroviário.
A Fifa informou que a presença das cidades nesta lista não quer dizer que elas tenham sido aprovadas definitivamente pelo Comitê Organizador e muito menos que seja uma garantia de que ela será utilizada na Copa do Mundo. 
As próprias seleções escolherão, até dezembro de 2013, a cidade para onde querem ir por meio de um catálogo organizado pela Fifa. Até 20 dias antes do início do mundial, as delegações se hospedarão no local escolhido para treinar até o início dos jogos. Fonte: Diário Popular

0 comentários: