Radar que detecta invasão de pista começa a multar em BH


Flash. Ontem à noite, motoristas desavisados já estavam sendo flagrados pelo novo radar da BHTrans
LEO FONTES
A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) vai aumentar o pacote de radares que operam na capital. Cinco equipamentos capazes de flagrar carros que trafegam nas pistas exclusivas de ônibus (busway) das avenidas Nossa Senhora do Carmo, na região Centro-Sul, e na Antônio Carlos, na Pampulha, começam a multar até a próxima sexta-feira.

Os detectores de invasão de pista, segundo a BHTrans, irão funcionar 24 horas por dia e estão aptos a registrar os flagrantes inclusive de madrugada. Na avenida Nossa Senhora do Carmo serão quatro radares - dois na descida e dois no sentido contrário. Eles estão instalados num trecho de 900 metros, entre as avenidas Uruguai e do Contorno. Na avenida Antônio Carlos, onde 7,5 km são exclusivos para os coletivos, o equipamento fica no sentido bairro-centro, no bairro Liberdade, em frente ao campus da UFMG.


Ontem à noite, a reportagem de O TEMPO constatou que os radares da Nossa Senhora do Carmo já estavam disparando flashes, mas a BHTrans informou que as multas ainda não estão sendo aplicadas. Os locais, segundo a empresa, estão sinalizados. Os motoristas devem ficar atentos para evitar entrar na busway da Nossa Senhora do Carmo, na saída da trincheira no sentido centro-bairro. Na descida, a pista exclusiva de ônibus começa a partir do número 1.900, em frente ao supermercado Verdemar.


Os detectores possuem sensores, instalados no solo, que captam o volume do veículo e o tempo que ele leva para passar pelo aparelho. Um software aponta o tipo de veículo e fotografa a placa do infrator. As imagens são analisadas por funcionários da BHTrans, que serão os responsáveis por confirmar a infração.


O pacote de detectores de circulação em busway prevê outros sete equipamentos na cidade. Os aparelhos, já licitados, serão instalados na Cristiano Machado e em outros trechos da Antônio Carlos, mas só entrarão em operação com a implantação do Bus Rapid Transit (BRT). A BHTrans não informou a data.


Segundo a empresa, as demais pistas preferenciais de ônibus, como a avenida Santos Dumont, no centro, não serão monitoradas eletronicamente porque permitem a circulação de carros de passeio em horários específicos e também são usadas como trechos de conversões.
Infração gera cinco pontos
O motorista que for flagrado na pista exclusiva de ônibus será multado em R$ 127,69. A infração é considerada grave e condutor acumula cinco pontos na carteira. Segundo a BHTrans, atualmente, os flagrantes de invasões de pistas exclusivas são registrados pelos guardas municipais e pela Polícia Militar. A empresa não informou as estatísticas. (TT)

0 comentários: