Aumentam pacientes no Hospital Márcio Cunha

Projeções mostram que, se média for mantida até o fim do mês, HMC irá aumentar em 33% o número de atendimentos pelo SUS
IPATINGA - Com o fechamento do Hospital Siderúrgica, na última sexta-feira (15), mais pessoas procuraram atendimento no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. De acordo com a Diretoria Executiva da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), mantenedora da instituição, foi contabilizado um aumento nos atendimentos de emergência, como pronto-socorro e urgência obstétrica, a pacientes de Coronel Fabriciano, até o último domingo (17), em relação a todo mês de junho de 2011. 
De 1º a 30 de junho, foram registrados 475 atendimentos a pacientes de Fabriciano pelo Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. Somente entre 1º e 17 de julho, o número de registros foi 328. Segundo o hospital, se a média for mantida até o fim deste mês, o aumento será de 33%, o que equivale a 635 atendimentos.
O diretor-executivo da FSFX, Luís Márcio Araújo Ramos, assegura que o HMC atenderá os casos classificados como de alta complexidade até o limite da estrutura do hospital, que de acordo com sua direção, é o que mais atende pelo SUS na região do Vale do Aço.

HOSPITAL MUNICIPAL
No Hospital Municipal de Ipatinga, ainda não foi detectado um aumento na procura por atendimento por pessoas de outras cidades. A Prefeitura informou, por meio de nota, que o antigo pronto-socorro já trabalha acima de sua capacidade e que qualquer aumento na demanda pode afetar a qualidade do atendimento. O HMI foi projetado para 80 leitos e conta com o dobro de pacientes internados. Por dia, cerca de 500 pessoas passam pelo local. 

VISITA
Nesta terça-feira (19) uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde esteve no Vale do Aço para uma visita às instalações dos hospitais Vital Brazil e Siderúrgica com o objetivo de conhecer a realidade das instituições e saber sobre a crise que vem afetando a saúde da região.
A visita, que não pode ser acompanhada pela imprensa, foi motivada pela ação que o Ministério Público propôs na Justiça Federal contra o Município de Fabriciano, Estado e Governo Federal na última semana. Os promotores de justiça foram acionados pelo prefeito Chico Simões (PT) no início deste mês, como uma representação que denunciava a situação do Siderúrgica e a possibilidade de seu fechamento.
Na quarta-feira passada (13) os promotores de Ipatinga, Fabriciano e Timóteo se encontraram com membros de hospitais e secretarias de saúde da região para conhecerem melhor a situação e decidiram pelo processo, que pede uma audiência entre as três esferas de poder para que elas tentassem chegar a um acordo que pudesse salvar o Siderúrgica.
A audiência foi marcada para a próxima sexta-feira (22), mesma data em que os representantes do Governo Estadual devem se pronunciar sobre uma possível ajuda financeira para a saúde da região.


Fonte: Diário Popular

0 comentários: