PMDB anuncia candidatura própria em Ipatinga e nas demais cidades do Vale do Aço

IPATINGA - A executiva do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) afirmou nesta sexta-feira (1º), em entrevista à imprensa, que terá candidato próprio à Prefeitura de Ipatinga e em outras cidades do Vale do Aço como Fabriciano e Timóteo nas eleições do ano que vem.
O anúncio foi dado pouco antes da reunião da coordenadoria regional do partido, que ocorreu na Câmara Municipal, e trouxe à cidade importantes nomes da sigla como o presidente estadual Antônio Andrade e os deputados federais Mauro Lopes e Leonardo Quintão.
Os encontros vêm acontecendo desde o início do ano e têm o objetivo de fortalecer o partido no Estado e aumentar o número de prefeitos, vices e também vereadores em 2012. Um grande encontro está programado para acontecer no fim do mês de setembro, em Belo Horizonte. Antônio Andrade disse que o desejo da cúpula partidária é ganhar o maior número de Prefeituras em Minas no próximo ano. Para alcançar essa meta, a intenção do partido é fortalecer os diretórios regionais e fazer de coordenadores futuros candidatos a cargos políticos.

REGIÃO
Para o Vale do Aço, a direção do PMDB está otimista. Leonardo Quintão afirmou que o partido pode tranquilamente vencer as eleições em todas as três cidades e possíveis nomes já estão sendo estudados pela cúpula.
Em Ipatinga, estão no páreo para disputar o cargo de prefeito os vereadores Nardyello Rocha, Nilson Lucas e Nilton Manoel, além do ex-prefeito Sebastião Quintão e o do empresário Jésus Nascimento.
Para Coronel Fabriciano, o nome mais cotado é o da empresária Sonja Costa. Já em Timóteo, três figuras conhecidas poderão representar o partido: os ex-prefeitos Geraldo Ribeiro e Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha e a atual vereadora Guaraciaba.

MUDANÇA DE DISCURSO
Diante das conversas de unidade e fortalecimento do partido, o vereador Nilton Manoel pediu que a direção regional do PMDB mudasse o discurso em relação ao pleito de 2012, já que internamente estaria sendo cogitada uma parceria com o Partido dos Trabalhadores para a disputa da Prefeitura.
Paulo Sérgio Julião, o Zinho, presidente do PMDB regional, disse que a informação não procede. Segundo ele, os parlamentares dos dois partidos estiveram juntos em ocasiões especiais, como o apoio ao prefeito Robson Gomes (PPS), na época de seu governo interino, em 2010, e quando uma Comissão Processante foi instaurada para investigar denúncias de irregularidades na aquisição dos kits escolares pelo município.
Mas Zinho falou que foram movimentos estritamente políticos e que o partido tem dialogado igualmente com todas as outras legendas. "É normal na política a conversa entre partidos, mas não há nenhuma orientação sobre coligações com o PT", afirmou o presidente. Sobre a situação, Leonardo Quintão disse que o PMDB até aceita o PT, mas apenas o apoio e nada mais.

Quintão diz que está apto a se candidatar
IPATINGA - Questionado sobre sua situação perante a lei, o ex-prefeito Sebastião Quintão disse que está totalmente apto a se candidatar e, consequentemente, exercer um mandato de prefeito em Ipatinga. Quintão foi cassado em fevereiro de 2009, juntamente com seu vice, Altair Vilar (PSB), por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2008. A sentença condenatória foi confirmada pelo TSE em setembro de 2009.
O ex-prefeito informou que entrou com um recurso na época e que esse documento lhe permite se candidatar. Disse ainda que, mesmo sem o recurso, o tempo de três anos de inelegibilidade ao qual foi condenado já passou, e todos os seus direitos políticos foram retomados.
Mas Quintão ressaltou que não depende apenas dele. "Ninguém é candidato de si mesmo", afirmou. 
A confirmação de um nome só será feita no ano que vem. Segundo a direção regional do partido, a partir de setembro, serão feitas pesquisas de preferência dos possíveis candidatos entre a população e os que se saírem melhor irão disputar o Prefeitura.

Fonte: Diário Popular

0 comentários: