Praticantes de Wakeboard tentam trazer competição para a região do Vale do Aço

Wakeboard, um esporte aquático puxado por uma lancha ou barco
 Foto: Reprodução Inter TV dos Vales
Um belo cenário em meio a natureza. Uma prancha com acessórios parecidos com uma bota a atletas apaixonados. Esse é o Wakeboard, um esporte aquático puxado por uma lancha ou barco, onde quem pratica é ligado por uma corda. Foi inventado nos Estados Unidos em 1979 e surgiu como uma alternativa para os surfistas nos dias de pouca onda. No Brasil, o esporte começou a ser praticado em 1990. Em Ipatinga, um grupo de amigos pratica o esporte pelo menos uma vez por semana.

Renato Alves, empresário, é um deles. Se rendeu ao esporte há um ano. Ele conta que conheceu o Wakeboard por meio de amigos que já praticavam o esporte a mais tempo.

São poucos os praticantes na região. Por isso, quem participa de competições, quer tornar o esporte mais popular. Renato explica que a primeira competição que participou foi o Circuito Mineiro, em Itaúna, e que está com a intenção de levar uma etapa para a Lagoa Silvana, para que haja maior divulgação do esporte na região. 

O Wakeboard pode ser praticado em qualquer lugar que ofereça espaço para o trajeto e segurança para o atleta. Os melhores locais são: mares, lagoas e represas. Mas, o que não pode faltar na prática deste esporte é força e agilidade. De acordo com o empresário Luís Veloso, o atleta tem que ter controle do equipamento e adequar sua velocidade ao que a lancha te proporciona, para que se possa transpor os obstáculos, que são as ondas. 

Cada um fica na prancha o tempo que conseguir. No último domingo, Simeão Camilo, empresário, ficou por um bom tempo. Ele conta que a sensação é boa, que aproveita o esporte que é radical com a natureza e a água maravilhosa que tem na lagoa.

Fonte: In360

0 comentários: