Primeiras obras do Hospital Márcio Cunha serão entregues em janeiro

IPATINGA - A partir de janeiro do próximo ano, os usuários do Hospital Márcio Cunha (HMC) já poderão utilizar algumas das novas instalações do Pronto-Socorro (PS). Recepção, área de triagem e consultórios serão as primeiras melhorias do Plano Diretor de Obras do HMC a serem entregues à população, informou nesta quarta-feira (20) a instituição.

Anunciado no primeiro semestre pela Usiminas e Fundação São Francisco Xavier, o projeto prevê ainda a construção de novos espaços e aquisição de modernos equipamentos, nas duas unidades. Para a realização de todas as melhorias serão investidos, até 2015, mais de R$ 33 milhões. Atualmente, estão envolvidos nas obras mais de 60 trabalhadores, que se dedicam à ampliação do PS, na Unidade I, e à construção do Centro de Diagnósticos por Imagens e dos novos consultórios, na Unidade II. Tudo segue de acordo com o cronograma estabelecido. 

De acordo com o diretor Executivo da Fundação São Francisco Xavier e Usisaúde, Luís Márcio Araújo Ramos, “todos os investimentos estão sendo realizados para fortalecer as estruturas do Hospital, garantindo maior oferta, espaços seguros, humanizados e que garantam conforto aos usuários. As melhorias trarão impactos positivos para todos os clientes do HMC, sejam eles particulares, do Sistema Único de Saúde (SUS), da operadora Usisaúde e convênios”.

Sem interrupções
Luís Márcio afirma ainda que o maior desafio desse grande projeto é realizar todas as intervenções e ainda manter o Hospital funcionando plenamente. “Planejamos a obra em etapas, para que nenhuma das instalações parasse de funcionar. Estamos fazendo o possível para provocar o mínimo de interferências, tanto para os clientes quanto para a equipe de colaboradores”, afirma.  

Pronto-socorro deve ser triplicado

Uma das mais relevantes melhorias no Hospital Márcio Cunha será realizada no Pronto-Socorro, que quase triplicará de tamanho e passará a contar com uma área exclusiva para pediatria, com consultórios, leitos, espaço para os setores de apoio, ampliação dos setores de acolhimento e classificação de risco, recepção, salas de espera, ambulatório de trauma e ambulatório para atenção aos pacientes em choque. 

Na Unidade I também estão previstas a ampliação da Central de Materiais Esterilizados, construção da nova Unidade de Alimentação e Nutrição e a expansão da Unidade de Tratamento Intensivo Adulto (UTI), com mais 20 leitos.

Na Unidade II, além do Centro de Diagnóstico por Imagem, serão construídos 14 novos leitos de internação e dez de UTI adulto no 2º andar; áreas para apoio e descanso da equipe de médicos e enfermeiros; 20 novos consultórios para ampliação da oferta de atendimentos ambulatoriais; reforma nos vestiários, central de materiais e esterilização, farmácia, almoxarifado e manutenção; ampliação e reforma da área dos laboratórios. 

Melhorias já realizadas
Alguns investimentos do Plano Diretor tiveram início em 2010 e já estão sendo utilizados pela comunidade, como o sétimo andar da Unidade I do HMC, que foi completamente reformado. Os 72 leitos, divididos em duas alas, são, prioritariamente, para atender aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a disponibilização desses leitos, a Unidade II, que até então atendia apenas ao SUS, passou a oferecer aos clientes do Usisaúde mais 28 leitos, sendo 18 de enfermaria.

Outra melhoria que também já entrou em vigor foi a ampliação do Call Center do Hospital. Oito funcionários foram incorporados à equipe e novos equipamentos foram adquiridos, para trazer mais agilidade ao serviço. 

Fonte: JVA online

0 comentários: