ENSINO FUNDAMENTAL: Mais de 50% dos alunos não fazem contas simples, aponta Prova ABC

25-08-2011 20:25


O conhecimento dos alunos das escolas brasileiras está bem abaixo do esperado, segundo o resultado apresentado pela Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), divulgado nesta quinta-feira. Entre os alunos brasileiros do 3º ano do ensino fundamental, ou antiga 2ª série, 57,2% não conseguem resolver problemas de soma ou subtração. No quesito proficiência em leitura, 43,9% dos estudantes não conseguiu alcançar o esperado para seu nível de escolaridade.
A avaliação é promovida em uma parceira entre o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro/Ibope e o movimento Todos Pela Educação. A aplicação ocorreu no primeiro semestre de 2011 a cerca de 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares das capitais, de todas as regiões do país. 

Pontuação mínima


O esperado para o 3º ano é alcançar, no mínimo, 175 pontos nas escalas Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) nas avaliações de matemática e leitura. Em matemática, o aluno que atinge a pontuação tem domínio da adição e da subtração e conseguem resolver problemas envolvendo, por exemplo, notas e moedas.

Em leitura, atingir essa pontuação significa que o aluno consegue identificar temas de uma narrativa, localizar informações explícitas, identificar características de personagens em textos como lendas, contos, fábulas e histórias em quadrinhos e perceber relações de causa e efeito contidas nestas narrativas, segundo dados do Inep. A pontuação média para a prova de leitura foi de 185,8 pontos na escala.

Variação por região

O resultado da prova evidencia as diferenças na qualidade de ensino conforme as Regiões do Brasil. O melhor desempenho, acima da média nacional, é registrado nas Regiões Sul (197,9), Sudeste (193,6) e Centro-Oeste (196,5). Abaixo da média brasileira ficaram o Norte (172,8) e o Nordeste (167,4).

Pública X particular 

A distância entre os resultados, em leitura, das escolas públicas e particulares é de 40 pontos. Alunos da rede privada alcançaram uma média 216,7 pontos e da rede pública 175,8 pontos. Enquanto no ensino público 67,4% dos estudantes não atingiram o nível esperado em matemática, no privado 25,7% está com a média abaixo dos 175 pontos.



Fonte: UAI

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