Prefeitura de Ipatinga retira barracas do Parque do Ipanema

A vendedora Sônia Maria Silva com a barraca desmontada e as mercadorias: "Traição!"
IPATINGA - Na manhã desta quarta-feira (10), fiscais da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) retiraram 20 barracas localizadas ao longo da avenida Burle Marx, no Parque Ipanema. Eram, em sua maioria, locais de vendas de lanches e bebidas. De acordo com a Prefeitura, a medida foi tomada após um acompanhamento de três meses da utilização do espaço pelos proprietários em todas as barracas, quando ficou apurado que alguns barraqueiros não mantinham frequência de funcionamento.
Foi iniciado então um trabalho de recolhimento das estruturas no início da manhã, quando alguns comerciantes ainda não haviam chegado para trabalhar. Os ambulantes que ali estavam se mobilizaram e comunicaram aos colegas sobre o fato, gerando um tumulto no local.
A vendedora Rosilene Alves trabalha no Parque há mais de sete anos junto com sua mãe. Ela explicou que as barracas permanecem no local e um vigia toma conta dos estabelecimentos durante a noite. Segundo ela, os comerciantes foram avisados sobre a retirada, porém, houve uma promessa no último sábado de que nada aconteceria nesta semana. "Eles falaram que só iam tirar depois de uma reunião com todos os vendedores", disse a comerciante, que não sabe o que irá fazer a partir de agora.
Outra afetada foi Sônia Maria Silva, que há seis meses possui um ponto no local. Ela disse que chegou para trabalhar no momento da apreensão e não deixou que os fiscais da Prefeitura levassem seus pertences. Segundo ela, foi informado que as barracas vinham comprometendo a estética do Parque Ipanema e que por isso seriam retiradas.
"A raiva da gente é que eles (os fiscais) falaram que não iam mexer nas barracas essa semana. Pegaram a gente de surpresa, na base da traição!", reclamou.

PREJUÍZOS
Outra reclamação dos ambulantes foi que o ocorrido se deu em um dia que seria de ótimas vendas para a categoria. Ontem, aconteceu no estádio Ipatingão a partida entre Atlético e Botafogo. Além disso, amanhã (12) tem início o Fest Country Ipatinga, próximo do local onde houve as apreensões, e que traria boas vendas para os ambulantes.
A administração municipal informou, por meio de nota, que tem a prerrogativa de realizar tal ação e fiscalizar a utilização do espaço público para comércio. Disse ainda que os ambulantes não possuíam alvará sanitário junto à Secretaria de Saúde nem autorização da Sesuma. Não será permitida a instalação de novas barracas no local.

DESTINO
Parte do material recolhido no Parque Ipanema ontem foi entregue aos proprietários das barracas. Quem não se encontrava no local no momento da apreensão teve a barraca levada para o depósito de bens apreendidos da Prefeitura. De acordo com a Sesuma, quem quiser reaver o material deve entrar em contato na Seção de Fiscalização.
Não haverá indenização aos comerciantes, pelo fato de a área ser pública. Segundo nota enviada pela Prefeitura, todos os proprietários haviam sido comunicados da ação pelos fiscais de postura e o Governo tem realizado diversas ações para coibir a invasão de área pública.

Fonte: JVA online

1 comentários:

Lucileyma disse...

O SESUMA deveria invertigar a Rua Cândido Portinari, no bairro Cidade Nobre para verificar a utilização indevida do espaço público. A praça em frente ao Posto de Saude UISA é utilizada exclusivamente por dois comerciantes de bares que perderam completamente a noção. Causando transtornos para os moradores do local. A Lei do Silêncio inexiste, uma vez que, os bares funcionam todos os dias initerruptos. A prefeitura deveria tomar uma providência também neste caso.