Trânsito caótico em trecho urbano da 381 em Ipatinga exige paciência dos motoristas


12-08-2011 18:22

Os equipamentos funcionarão como torres atmosféricas, uma das peças mais importantes em uma unidade de destilação de óleo cru de uma refinaria
Os motoristas que trafegaram na tarde desta sexta-feira (12) no trecho urbano da BR-381, entre o centro e o bairro Horto, tiveram que ter muita paciência. É que o deslocamento de carretas transportando uma superpeça siderúrgica provocou um enorme congestionamento que alterou toda a rotina dos motoristas no início da tarde. O fato pode se repetir na manhã deste sábado (13) quando mais duas peças serão deslocadas.

O congestionamento durou cerca de quatro horas. Para a passagem da peça pelo bairro Iguaçu, parte da passarela metálica teve que ser elevada. Uma operação foi montada no local, com uso de guincho.
Segundo informações da Usiminas Mecânica, trata-se da do deslocamento de peças enviadas à Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca (PE). A expectativa era que as peças passassem pelo bairro Iguaçu ainda pela manhã, mas com um atraso na saída, o deslocamento só coemeçou na tarde de hoje.

Por causa da retenção, além da pista no sentido Centro/Horto, o congestionamento atingiu também outras vias, como a avenida Fernando de Noronha, no bairro Bom Retiro e as ruas e avenidas do bairro Ideal, por onde parte do trânsito foi desviada, e estrada das Lavadeiras entre o bairro Bom Jardim e shopping.
“Todo o trajeto que as torres vão percorrer foi planejado e calculado com 24 meses de antecedência pela superintendência de Suprimentos e Logística da Usiminas Mecânica, sendo revalidado a cada seis meses, objetivando reduzir ao máximo os impactos à comunidade”, diz nota da Usiminas.






O congestionamento que durou mais de quatro horas irritou os motoristas 

TORRES ATMOSFÉRICAS
O gerente de projetos explica que o petróleo bombeado para as torres atmosféricas se divide em frações vaporizadas, que ficam no alto do equipamento, e não vaporizadas, depositadas no fundo da torre para depois serem extraídas e processadas nas unidades de destilação a vácuo. 
Do topo da torre de destilação são retiradas as frações depositadas sob a forma de gasolina, querosene e óleo diesel, sujeitas ainda a etapas complementares de processamento e tratamento. As frações de ponto de ebulição mais elevados são retiradas pelo fundo da torre, na forma de óleo combustível ou de cru reduzido.

Mais duas peças serão transportadas hoje
IPATINGA - Além das duas peças gigantescas que deixaram o pátio da Usiminas Mecânica ontem, mais outros dois equipamentos saem da empresa neste sábado, na parte da tarde. O trajeto será o mesmo desta sexta-feira: as peças saem atrás do Shopping do Vale, pegam um trecho na contramão, mudam de lado pouco mais à frente e passam a noite no bairro Veneza, antes de seguir para Governador Valadares. O trânsito ontem ficou paralisado na BR-381.
Segundo a empresa, todo o trajeto que as torres vão percorrer foi planejado e calculado com 24 meses de antecedência pela superintendência de Suprimentos e Logística da Usiminas Mecânica, sendo revalidado a cada seis meses, objetivando reduzir ao máximo os impactos à comunidade e ao mesmo tempo oferecer agilidade na entrega ao cliente. 
Por apresentarem grandes dimensões, cada uma das duas torres será divida em duas partes, que seguirão por vias terrestre (Ipatinga/MG - Vitória/ES) e marítima (Vitória/ES - Ipojuca/PE). 
As torres seguirão por Governador Valadares, Realeza, Anel Rodoviário de Vitória e Porto de Praia Mole. As peças devem chegar ao destino final dentro de 30 dias. 
A Polícia Rodoviária Federal fará o acompanhamento durante todo o trajeto terrestre. Fonte: Com Diário Popular

0 comentários: