Grito Rock 2011 - Evento movimenta a cidade no fim de semana


Será no próximo fim-de-semana, dias 26 e 27 de março, que Ipatinga mais uma vez será a capital da musica alternativa do estado de Minas Gerais. O Grito Rock volta na sua segunda edição regional com mais de 20 atrações de diversos estilos e tendências musicais. Organizado pelo Coletivo Pé-de-Cabra, o evento tem o apoio da Prefeitura de Ipatinga. O evento, que ocorre no Teatro de Arena do Parque Ipanema, a partir das 14h, trará atrações que vão do reggae ao hip hop, do rock metal a danças cênicas.
Entre as atrações musicais estão os grupos “Zimum”, de Belo Horizonte, que reúne Mc’s, percussão e poesias, e a banda “Galanga”, de Ouro Preto, que mistura rock, performance teatral e ritmos afros. Já as bandas locais terão presença garantida. Lançando o primeiro trabalho, as bandas de rock “Fall’N Grace” e “Eternal Hope” mostrarão musicas do primeiro disco no primeiro dia de apresentações. Já o reggae terá as bandas de Timóteo “Flor de Gaia” e “Rasta Courage” como representantes, cada uma se apresentando em um dia, valorizando a diversidade do evento.
O prefeito Robson Gomes da Silva (PPS) elogiou o empenho do coletivo na mobilização e organização do festival. ”Este projeto segue o foco da administração municipal de valorização da cultura local. Nada mais justo que o reconhecimento parta do município em que eles estão inseridos. Também é uma forma de divulgar o nome de Ipatinga como pólo cultural de Minas”, enfatiza.
De acordo com Francisco Petrônio, um dos organizadores, o Grito Rock é um festival realizado em rede, executado concomitantemente em diversas cidades da América Latina. Segundo ele, quem não poder ir ao evento poderá acompanhar pela internet. “Faremos a transmissão ao vivo pelo canal do coletivo no youtube e também pelo twitter”, revelou.
Francisco Petrônio destacou o interesse das bandas regionais pelo evento. “Este ano tivemos que ampliar a participação dos músicos, ao contrário do ano anterior que tivemos que procurar os artistas. Para a edição deste ano inserimos mais cinco bandas locais além do previsto pela organização”, destacou.
Na ocasião, haverá uma barraca do coletivo Pé-de-Cabra com vendas de produtos das bandas. Também serão recolhidas doações de roupas, livros, revistas em quadrinhos, CD’s/DV’s e alimentos. Parte do produto arrecadado será repassado a entidades beneficentes, enquanto outra parte irá para o acervo do coletivo.
O coletivo
O Grito Rock nasceu como alternativa movida a guitarras contra as marchas de carnaval, e hoje, se tornou um dos eventos com o line up mais diversos do país. Para que aconteça, o evento envolve vários membros da cadeia produtiva, sejam músicos, jornalistas, produtores, videomakers, atores, profissionais do meio hip hop, entre outros.
A produtora Pé-de-Cabra surgiu entre 2004 e 2005, idealizada por Francisco Petrônio (Xyku), inicialmente como revenda ambulante de CD’s de bandas independentes. Porém assumiu este nome apenas em 2006, com a criação de um site para comercialização de camisas, CD’s e livros, site que logo saiu do ar. Em 2009, a produtora tornou-se parceira do GOMA - Cultura em Movimento, de Uberlândia -, fortalecendo assim a produção de eventos independentes.
O coletivo é formado pelo produtor e estudante de historia Francisco Petrônio (Xyku), pelos advogado e músico Deivid Júlio (Taroba, vocalista do Tora Tora e da Nameless), o estudante de direito Guilherme Miranda, e a atriz de teatro e estudante de historia Ráysa Fernandes.
Confira o perfil de algumas atrações
Galanga é um grupo ouropretano de Rock Afrogressivo que trabalha sob o vasto conceito de fusão. Formado em 2001, primou sempre por uma linguagem multimídia, que unisse música, teatro, vídeo, artes plásticas, dança e poesia. Assim, atolado em metáforas lisérgicas e sutilezas explícitas, o Galanga desenvolveu seu show, que é composto basicamente por repertório autoral. O show apresenta o inusitado estilo do grupo, que dialoga com inúmeras vertentes artísticas – do rock ao maculelê, do samba ao progressivo, do congado à música contemporânea -, com a incansável capacidade de revisar, permanentemente, seus próprios caminhos estéticos.
O Silent Cry teve início em 1993 na cidade de Governador Valadares. O Silent Cry se firma como um dos maiores e mais antigos nomes do metal sinfônico nacional. Em 2005, a banda lançou o álbum intitulado Darklife, que foi muito bem recebido pelo público e que teve duas de suas faixas selecionadas para virar video clip, que são "Sufocated In Darkness" e a "My Tears Are Still Falling".
Desde então, a banda vem crescendo e se apresentando pelo Brasil com vários artistas (After Forever, Evergrey, Epica, Shaaman, Sepultura, Angra, etc). Em 2009, foi lançado o primeiro DVD da banda, chamado "Dark ‘N Live", pela Avernus Records.
ZIMUN é uma banda de rap que incorpora outras nuances distintas do estilo e explora também além da música ligada ao texto, a música pura, instrumental. A parte textual também é diversa da tendência acentuada do gênero de se engajar a uma causa política, ou de protesto, ou de problematizar as questões de fora para dentro. Antes disso, as letras são poesias e o som do grupo é fruto de uma instrumentação farta como bateria, contrabaixo, guitarra, vibrafone, trompete, escaleta, sintetizador, computador, samplers, percussão afro-cubana e brasileira, efeitos, penduricalhos e voz humana.
Sobre os demais artistas basta entrar no blog do coletivo ou no link: toquenobrasil.com.br/eventos/grito-rock-2011/pe-de-cabra.

0 comentários: