RESERVA GIGANTESCA - Gás encontrado em Morada Nova de Minas traz independência ao Estado


GOVERNO DE MINAS GERAIS

O município de Morada Nova de Minas, na região central de Minas, tem potencial de produção de gás natural estimado entre 176,5 bilhões e 194,6 bilhões de metros cúbicos, o que representa uma capacidade de produção para 25 anos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (22) pelo governador Antonio Anastasia. A expectativa é que a produção do gás se inicie em dois anos.
O governador afirmou que a economia mineira será ainda mais alavancada com a descoberta feita pelo Consórcio Cebasf, liderado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), empresa vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).
Anastasia ressaltou ainda que o potencial de produção de gás natural no estado significará uma revolução econômica, a exemplo do que ocorreu no Rio de Janeiro e São Paulo, estados que têm no petróleo e no gás uma importante fonte de receita.

Histórico

A perfuração do poço em Morada Nova, a 280 quilômetros de Belo Horizonte, começou em julho de 2010 e a descoberta, em setembro do mesmo ano, foi feita na profundidade de 1.440 metros com queima de gás natural na superfície em teste de formação. O reservatório encontrado é do modelo não convencional, tecnicamente conhecido por “tight gás”, que é o gás natural contido em rochas.
A descoberta foi feita pelo Consórcio Cebasf, responsável pelo Bloco SF-T-132, que reúne a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), com 49% de participação, a Orteng Equipamentos e Sistemas (30%), a Delp Engenharia (11%) e a Imetame (10%). Foram investidos R$ 10 milhões nas pesquisas. A Codemig tem participação em mais quatro blocos na Bacia do São Francisco, sendo dois blocos vizinhos ao bloco onde foi realizada a descoberta.
Fonte: O Tempo

0 comentários: