Ipatinga espera recolher R$ 27 milhões com IPTU


IPATINGA – As guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Ipatinga começaram a ser distribuídas. O contribuinte começa a pagar o tributo no dia 15 de março. O desconto será de 10%, para quitação à vista. O parcelamento pode ser feito em até dez vezes. Foram geradas pelo município 11.975 guias de estabelecimentos comerciais, 161 guias para indústrias, 55.903 domiciliares e 6.154 para terrenos.

De acordo com o diretor do Departamento de Receitas de Ipatinga, Sebastião Guerra, a expectativa é recolher aproximadamente R$ 27 milhões com o imposto. “Esse valor é tomado como base se todos os contribuintes pagassem o IPTU à vista e a arrecadação é de extrema importância para os cofres da prefeitura. O valor recolhido serve para manter os serviços básicos para a população e investimentos em melhorias para a cidade”, salienta Guerra.

Para o secretário de Fazenda, José Paulo Corrêa, o melhor é a população quitar seu IPTU e, assim, evitar entrar para a dívida ativa. “Hoje existe uma conscientização maior da população quanto às vantagens de estar em dia com a prefeitura. Quitando o IPTU quem ganha é a própria cidade”, afirma o secretário.

No município, os aposentados e pensionistas podem requerer desconto de 50% sobre IPTU. Os contribuintes devem procurar a Central de Atendimento Tributário (CEAT), que funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 8 às 18 horas, munidos de carteira de identidade, título de eleitor, comprovante de renda e de aposentadoria – maiores informações pelo telefone (31) 3829-8025.

Os contribuintes de Ipatinga que possuem terrenos ajardinados, usados como quadra poliesportiva ou estacionamento sem cobertura, também têm direito a redução de 30% do IPTU.

Em Timóteo, os contribuintes começaram a receber as guias no último dia 10. Atualmente estão cadastrados na cidade 25,9 mil imóveis e 3,7 mil lotes. Este ano o tributo teve reajuste de 5,6% de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e vence em 16 de março.

0 comentários: