Presidente Dilma anuncia ProUni da escola técnica


DilmaA presidente Dilma Rousseff anunciou na noite desta quinta-feira (10), em seu primeiro pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, o lançamento do Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica). O pronunciamento, de cinco minutos e quarenta segundos, foi transmitido em rede nacional.

A ideia é levar o mesmo conceito do ProUni (Programa Universidade para Todos) aos cursos profissionalizantes, oferecendo bolsas de estudo e aumentando a oferta de centros científicos à população de baixa renda.

De acordo com Dilma, o programa deve ser oficialmente lançado ainda neste primeiro trimestre. A presidente, no entanto, não chegou a detalhar como será o seu funcionamento, mas aproveitou para dizer que está trabalhando na implementação do Plano Nacional de Banda Larga, que levará internet às escolas públicas.

A presidente também destacou que o governo está tomando medidas para corrigir e evitar falhas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que causaram dores de cabeça para estudantes e para o próprio governo nos últimos meses.

- É fundamental aperfeiçoar a credibilidade desses instrumentos que são muito importantes na avaliação do aluno e da escola e, portanto, da melhoria da qualidade do ensino.

Dilma não escolheu aleatoriamente o tema da educação para inaugurar seu pronunciamento à nação. Desde a campanha à presidência, Dilma insistiu no tema, prometendo aumentar o número de creches e de escolas técnicas. A presidente voltou a reafirmar esse compromisso citando que o Brasil tem as condições e "uma imensa necessidade de dar um salto na qualidade do ensino".

0 comentários: