Garoto que recebeu primeiro coração artificial no Brasil morre no Rio de Janeiro

Luiz Cláudio e Suely Horta mostram a foto do filho Patrick

A luta pela vida do garoto Patrick Hora Alves, de 10 anos, foi encerrada nesta terça-feira. Após viver 22 dias com um coração artificial até receber um coração de verdade no dia 15 de abril, o garoto não resistiu a um choque cardíaco e insuficiência renal e morreu. As informações foram confirmadas pela assessoria do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Patrick foi a primeira criança a receber um coração artificial no Brasil. Ele ficou com o aparelho provisoriamente até receber um coração de verdade de uma mulher de 37 anos, moradora de Volta Redonda, no Sul Fluminense. O garoto tinha uma miocardia restritiva, doença que leva o coração a perder suas funções. Durante um ano e oito meses, Patrick foi tratado com remédios. Em março, foram descobertos dois coágulos no coração do garoto. Após a operação para retirar os coágulos, os médicos decidiram ligar o equipamento. Desde então, ele estava como paciente prioritário na lista de transplantes até receber o coração.

O corpo do menino será cremado na sexta-feira (13) no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária do Rio. Fonte: O Tempo

0 comentários: