Viagem obrigatória para registrar Boletim de Ocorrência

Ocorrência policial com origem em Timóteo e Fabriciano é centralizada em Ipatinga após 18h30 e no fim de semana



Segundo o delegado Walter, medida quer evitar horas extras
IPATINGA - Vítimas de crimes em Coronel Fabriciano ou Timóteo, no Vale do Aço, têm que se deslocar até a Delegacia Regional de Ipatinga para registrar ocorrência caso o fato aconteça de segunda a sexta-feira, após as 18h30, ou durante o fim de semana. O atendimento centralizado está em vigor há uma semana. A medida é prevista em um decreto de 2005 e tem como objetivo reduzir as horas extras dos policiais civis.
A viagem também será obrigatória para autores do crime ou testemunhas, se eles precisarem ser ouvidos pelo delegado de plantão.

Segundo Walter Felisberto, delegado chefe do 12º Departamento da Polícia Civil, o sistema já funciona em outros 14 municípios do Vale do Aço que integram a regional de Ipatinga e em Governador Valadares e Caratinga, no Vale do Rio Doce, e Ponte Nova e Manhuaçu, na Zona da Mata.

Conforme o delegado, a alteração está relacionada ao cumprimento da jornada de trabalho de 40 horas semanais. "Muitos delegados ficavam no serviço além do tempo previsto. E o esquema de revezamento de folgas dos policiais sempre ultrapassava o permitido", justifica. 

Walter reconhece que a medida causará transtornos para a população de Timóteo e Fabriciano, mas diz que a polícia precisa respeitar a lei. Ele afirma ainda que a única  alternativa encontrada foi transferir os plantões à sede regional.

O déficit de pessoal é outra preocupação. "No momento, não há possibilidade de enviar profissionais para reforçar o atendimento nas delegacias locais. Essa dificuldade não se concentra apenas no Vale do Aço, mas no Estado inteiro", diz. Segundo o delegado, apenas a contratação de mais servidores, por meio de concurso, poderá reduzir o acúmulo de serviço. "Para manter o plantão em Timóteo e Fabriciano, por exemplo, seriam necessários mais 50 policiais".

Para evitar tumultos, as ocorrências estão sendo atendidas por ordem de chegada na Delegacia Regional de Ipatinga. Não é permitida a entrada de familiares e amigos dos detidos durante os plantões. Somente advogados e testemunhas têm livre acesso ao local.  

Com a mudança, a unidade receberá, ao todo, ocorrências de 16 municípios no período noturno e nos fins de semana. Para dar conta da demanda, o delegado regional, João Xingó de Oliveira, diz que serão escalados um policial e um detetive a mais durante os sábados e domingos. "Fabriciano e Timóteo são cidades muito próximas e de fácil acesso. Não haverá problemas no atendimento", diz João, que acredita que o concurso da Polícia Civil para escrivães e delegados, anunciado há uma semana, poderá resolver o problema de acúmulo de serviço na região. Fonte: Hoje em Dia

0 comentários: