Prefeitura de Fabriciano anuncia Distrito Industrial

FABRICIANO - A Prefeitura Municipal anunciou nesta segunda-feira (18) as primeiras medidas para a construção de um segundo Distrito Industrial na cidade. A área, de pouco mais de três quilômetros quadrados, está localizada às margens da BR-381, próximo ao distrito de Cachoeira do Vale (Timóteo), e receberá o nome de Parque Industrial Vale do Aço.
Segundo o prefeito Chico Simões (PT), há algum tempo a administração vem conversando com empresários da cidade e com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município sobre a possibilidade da construção do empreendimento.
A oportunidade, porém, veio a partir do interesse do empresário Célio Azevedo, dono de uma pedreira, que buscava uma nova área para explorar. O local mais adequado para seus negócios estava em nome da Prefeitura. Ao procurar a Administração, foi feito um acordo em que o Executivo cede o terreno ao empresário que, por sua vez, se encarregará de construir no local toda a estrutura para receber outras empresas.
O termo foi assinado ontem, em uma reunião que contou com familiares de Célio Azevedo, além do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Bruno Torres, e representantes da CDL.

VANTAGENS
Fabriciano já possui um Distrito Industrial, próximo ao bairro Belvedere. O local conta com 40 empresas e gera cerca de 1.200 empregos. Segundo o prefeito, a localização do novo parque industrial será um grande atrativo para empresários que desejarem instalar seus empreendimentos ali, pois conta, por exemplo, com o gasoduto passando bem na porta e a ferrovia ao lado. Os recursos hídricos também serão garantidos por meio do ribeirão Cocais Pequeno, próximo ao local. A proximidade com as outras cidades também é uma vantagem. O Parque fica a oito quilômetros de Ipatinga e o acesso é facilitado.
O projeto de construção está agora em fase de licenciamento ambiental, que deve durar um ano e meio. Após essa data, começa todo o processo de estruturação da área. Uma empresa de Belo Horizonte já foi contratada para realizar um estudo técnico do local a fim de realizar a planta para início das obras. Após esse período, que deverá durar mais um ano, os lotes começarão a ser comercializados para empresas interessadas.

OPORTUNIDADE
A estimativa dos empresários é que o novo Distrito Industrial gere entre quatro a cinco mil novos empregos. Chico Simões informou que essa será uma oportunidade de a cidade recuperar o prejuízo. "Nós temos muitos trabalhadores, mas que produzem riquezas para outras cidades", disse.
O prefeito informou ainda que pretende conceder benefícios como isenção de taxas na venda dos terrenos, como forma de atrair empresários para o novo complexo. "Nós queremos empresas que gerem empregos, mas também receitas", disse o petista. A Administração informou que já existe uma lista de indústrias interessadas em se instalar no Parque. Empresas de asfalto, concreto e pré-moldados estão confirmadas, mas a área, devido à sua localização, será de grande interesse para companhias de logística e transportes, conforme explicou Célio Azevedo.
O Parque Industrial Vale do Aço deverá contar com uma estrutura inovadora, tendo em sua área restaurantes, centro de treinamentos e convivência. Discute-se ainda a construção de um conjunto habitacional no local que irá beneficiar os trabalhadores que não moram nas proximidades.


Fonte: Diário Popular

0 comentários: