Comerciários terão feriado prolongado em Ipatinga

O dia dedicado à Assunção de Nossa Senhora Aparecida é feriado em Ipatinga, de acordo com a Lei Municipal 528 de 17 de dezembro de 1975. Com isso, grande parte do comércio da cidade estará de portas fechadas na data. Um descanso considerado “merecido” pelo Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviço de Ipatinga (Seci), ainda mais porque 50% dos comerciários também estarão de folga na terça-feira (16).

“Será uma compensação das horas extras acumuladas nas vésperas de datas comemorativas. Ao todo, somando os horários acordados como ‘extras’ para o ano de 2011, as pessoas que trabalham no comércio terão 20 horas de trabalho para compensar. Para o Dia dos Pais, por exemplo, o comércio começou a atender em horário especial nesta quinta-feira (11) e segue com o horário especial nesta sexta-feira (12) das 9h às 20h, e no sábado (13) das 9h às 17h”, explica o secretário geral do Seci, Antônio Ademir.
De acordo com Antônio, para compensar essas horas, os comerciários serão divididos em duas turmas (A e B). “A turma A folgará nesta terça-feira (16), no dia 12 de novembro (sábado) e no dia 14 de novembro (segunda). Já a turma B folga nos dias 3, 5 e 6 de setembro (sábado, segunda e terça-feira)”, pontuou.
Ainda segundo o secretário geral, quem for demitido antes de compensar essas horas deve recebê-las acrescidas de 100% sobre o valor da hora normal. “A empresa que descumprir esse acordo está sujeita a multa no valor de um salário comercial ao funcionário prejudicado”, destacou.

Na opinião de Antônio Ademir, a folga prolongada é uma oportunidade de descanso que os comerciários não podem ‘abrir mão’. “No fim das contas, as duas turmas terão feriados prolongados. Uma chance para os trabalhadores do comércio aproveitarem para viajar, visitar um parente, ou coisa assim”, acrescentou.

Pauta de reivindicações
Antônio Ademir adiantou que os comerciários participarão de assembléia da categoria na próxima quinta-feira (18), em três horários: às 8h, 12h e 19h. Segundo ele, o objetivo do encontro é discutir o reajuste salarial e os benefícios almejados pelos empregados no comércio de Ipatinga. “A nossa data-base é 1° de outubro, então já está na hora de prepararmos a pauta de reivindicações. Nessa reunião os trabalhadores poderão sugerir melhorias no salário e nos benefícios trabalhistas. A partir dessas sugestões o Seci montará a pauta para iniciar a negociação com os patrões. Os direitos acertados entre os sindicatos formarão a convenção coletiva de trabalho no comércio para os anos de 2011 a 2013”, falou.


Folgas em Timóteo e Fabriciano 
começam no mês de setembro

Segundo acordo firmado entre o Sindcomércio e SECTEO/CF, no feriado desta segunda-feira (15) apenas supermercados irão funcionar em Timóteo e Coronel Fabriciano. As lojas reabrem suas portas a partir de terça-feira (16). Como em Ipatinga, as folgas dos comerciários foram divididas em dois grupos, mas elas acontecem somente a partir de setembro. A turma A folga nos dias 5 e 6 de setembro e a turma B nos dias 13 e 14 de novembro. A diretora do Sindicato dos Comerciários de Timóteo e Fabriciano, Girlainy Castro, diz que “se os patrões não concederem as folgas como estabelecido terão que pagar as horas extras e cada funcionário receberá um salário como multa”. 

Em setembro começa a campanha salarial dos comerciários ligados ao SECTEO-CF, quando acontecem as reuniões com o sindicato patronal e logo após as assembleias.

Fonte: JVA online

0 comentários: