Falta de energia faz muita gente acordar mais cedo no Vale do Aço

25-08-2011 18:57

Donos de padarias ficaram sem ter como fabricar pães. Portões eletrônicos ‘enlouqueceram’. Cemig informa que problema afetou Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias e Jaguaraçu 

CONFORME a concessionária de energia, foram mobilizados 30 profissionais entre eletricistas, técnicos e engenheiros para atendimento à ocorrência - Foto: AKR/JVA online


Na madrugada desta quarta-feira (24), várias famílias que residem em casas com portões eletrônicos acordaram sobressaltadas, percebendo que eles haviam sido abertos sem acionamento de controle. Muitos tiveram problemas com cães que escaparam pelas ruas e outros temeram que pudessem estar sendo atacados por ladrões, por volta das 4 horas. Algumas das pessoas que acordaram no meio da noite disseram que antes de haver falta de energia elétrica houve vários piques no abastecimento, o que provocou o problema. 

O padeiro Luís Carlos da Silva, 42 anos, não conseguiu ligar o forno elétrico da padaria em que trabalha no Bairro Caladinho, em Coronel Fabriciano. Como ele, um sem número de pessoas do Vale do Aço amargou transtornos com o blecaute que começou por volta das 4h. Além de portões eletrônicos que abriam e fechavam interruptamente, houve vários casos de interfones que tocavam descontrolados. Em prédios residenciais, moradores de todos os andares foram despertados.

Luís Carlos diz que até o meio da manhã ainda não podia servir seus produtos, devido à falta de energia. “Levei muito prejuízo nessa manhã, os clientes chegavam à padaria e não achavam os pães, bolos e biscoitos que faço todos os dias e acabavam por ir embora sem comprar nada. Isso sem contar meus produtos que necessitam de resfriamento. Essa é a segunda vez neste mês que acontece um apagão de madrugada, bem no horário que tenho que usar o forno”, contou. O padeiro ainda desabafa: “A Cemig precisa fazer uma vistoria preventiva na rede elétrica para evitar que essas interrupções aconteçam sempre quando ameaça chover na nossa região”.

Cemig
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou através de nota emitida por sua Assessoria Leste de Comunicação Social que “ocorreu nesta quarta-feira (24), por volta das 4h, um desligamento na Linha de Transmissão que atende as subestações Ipatinga 2 e Coronel Fabriciano”.

Essa linha de transmissão, com 161 Kilovolts, atende as sedes municipais de Ipatinga (parcial), Coronel Fabriciano, Timóteo (parcial), Antônio Dias e Jaguaraçu.

Conforme a empresa, imediatamente foram acionadas equipes para inspeção da rede e realização das manobras necessárias para restabelecimento aos clientes.

A Cemig informou que o procedimento de restabelecimento, via manobras nos circuitos urbanos, iniciou-se às 5h07 desta quarta-feira, sendo concluído às 6h38. Garantiu que a normalização de todos os clientes envolvidos aconteceu nesse horário. Contudo, uma moradora do Bairro Santa Maria, em Timóteo, informou que de 9h ao meio-dia, pelo menos, não havia energia no núcleo habitacional.

A Cemig informa ainda que a causa do desligamento da Linha de Transmissão está em fase de apuração. Para esta ocorrência, foram mobilizados 30 profissionais entre eletricistas, técnicos e engenheiros.

A Cemig informa que já investiu este ano nas redes de distribuição que atendem a parte desses clientes mais de R$ 1,5 milhão em obras de reforma e reforço, garantindo que esta ocorrência não teria nenhuma relação com estas obras, “que têm se mostrado eficazes”.

Fonte: JVA online

0 comentários: