MG: Justiça manda estado pagar tratamento em São Paulo de jovem viciada


Em decisão inédita no Brasil, a Justiça determinou que uma jovem de 24 anos, viciada em crack, seja internada compulsoriamente para tratamento contra dependência química. Carolina Moreira, que já havia recebido tratamento por causa da droga por outras 71 vezes, vai ser encaminhada para uma clínica em São Paulo. A reabilitação será toda paga pelo Estado de Minas Gerais. 

O juiz da 3ª Vara de Família de Belo Horizonte, Geraldo Claret de Arantes, acatou o pedido da mãe da garota. O Ministério Público opinou favoravelmente, dado o estado de saúde da garota. “ Ela não poderia continuar desta forma porque ela iria morrer, ou prejudicar sua saúde para sempre”, afirmou o juiz Geraldo Claret. Segundo o magistrado, o direito à vida é “consagrado pela Constituição Federal” e cabe ao Estado a contrapartida para garanti-lo. 

Ao deixar o Instituto Raul Soares, onde estava internada, Carolina mostrou esperanças em deixar o crack. “Estou esperando que dê tudo certo. Que eu nunca mais eu vá usar drogas. Agora é para valer, sem desistir”, afirmou a garota. A mãe dela, Sônia Cristina Moreira, também mostrou confiança em ter a filha de volta. “Há muito tempo não tenho minha menina, agora com certeza ela vai nascer de novo. Uma nova historia vai começar”, disse. 

Durante o tempo de internação, a clínica terá de enviar relatórios periódicos que informem à evolução do tratamento, que será custeado pelo Estado de Minas Gerais. 
Procurada pela reportagem a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que só vai comentar o assunto após ser notificada.


Fonte: Portal UAI

0 comentários: