Ipatinga intensifica prevenção ao câncer de mama e colo uterino

15-10-2011 09:58
IPATINGA - A Prefeitura de Ipatinga intensifica em outubro a campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de colo uterino. Durante o ano, o governo municipal desenvolve o Programa Saúde da Mulher, com a realização de coletas de exames, como mamografia, ultra-som, papanicolau e colposcopia, consultas realizadas com mastologista, e reuniões periódicas de orientação sobre a prevenção com todas as equipes de saúde do município.

OUTUBRO ROSA
O Outubro Rosa acontece em diversos países para lembrar os riscos da doença que conta com 53 mil novos casos todos os anos. Ele é um alerta devido aos seus índices de mortalidade, que chegam a cerca de 12 mil falecimentos anuais.
De acordo com o Departamento de Atenção à Saúde (Deasa), durante este mês a Prefeitura de Ipatinga continua com uma série de ações para conscientizar todas as mulheres, com idade a partir dos 40 anos, da necessidade de se reservar um dia por ano para exame de mamografia, a principal aliada contra o câncer de mama no país. "Estamos informando a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo uterino e sobretudo do acesso ao tratamento", explicou Nara Canêdo, diretor do Deasa.
"Estamos fazendo nossa parte como órgão público, no sentido de contribuir para conscientização da prevenção do câncer de mama, um problema sério que atinge principalmente as mulheres, mas também os homens. Temos o compromisso de identificar, promover, apoiar e se integrar aos esforços pela identificação precoce do câncer de mama e de colo uterino. Procure uma das Unidades de Saúde de Ipatinga e faça gratuitamente o exame. Sua vida merece", complementou o prefeito Robson Gomes da Silva (PPS).

BALANÇO
Em Ipatinga, o Programa Saúde da Mulher é levado a sério. Ações realizadas no primeiro semestre deste ano, quanto à prevenção do câncer de mama, mostram que foram realizados 6.600 exames de mamografias; 58 exames de Punção Aspirativa de Mama por Agulha Fina; 569 consultas realizadas com mastologista; e 342 exames de ultra-som das mamas.
Sobre a prevenção do câncer de colo de útero, a Prefeitura de Ipatinga realizou 15.044 exames de coleta de Papanicolau; e 1.050 exames de Colposcopia (exame realizado caso haja indicação de tratamento específico após realização do Papanicolau). Além disso, a administração municipal promoveu reuniões e palestras periódicas de orientações sobre a prevenção do câncer de colo de útero e de mama, em todas as equipes de saúde do município. Cada equipe realiza em média duas reuniões mensais, somando, portanto, até o mês de outubro uma média de 592 atividades educativas em grupos operativos na prevenção do câncer de mama e colo do útero, nas 37 equipes de Programa Saúde da Família (PSF) de Ipatinga. A campanha preventiva também é difundida durante reuniões sobre Planejamento Familiar e com gestantes para orientação no Pré-Natal.

Fonte: Diário Popular

0 comentários: