Ipatingão vira vitrine para equipe da Zona da Mata - Jogos da Tombense serão em Ipatinga

Tombense, de camisa branca, mandará mais um jogo em Ipatinga(Foto:Sérgio Roberto-ACS/PMI)

O estádio Epaminondas Mendes Brito, o Ipatingão, a terceira maior arena de futebol de Minas Gerais, está se transformando em vitrine para os clubes mineiros. As fortes chuvas que caíram nas últimas semanas na Zona da Mata deixaram o gramado do estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos, sem as mínimas condições de jogo. Diante disso, a direção do quase centenário Tombense, que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro não pensou duas vezes: marcou seus jogos no restante da disputa para o Ipatingão, mesmo jogando a quase 250 quilômetros de distância de casa. Os visitantes contaram com a colaboração da Prefeitura de Ipatinga, por meio de uma parceria com a Federação Mineira de Futebol (FMF), organizadora da competição.
A primeira das duas partidas inicialmente programadas aconteceu nesta segunda-feira (11), quando o Tombense perdeu para o Ituiutaba por 1 a 0. O próximo confronto acontecerá no dia 24 de abril, contra o Atlético Tricordiano, também em Ipatinga.
Sem comentário
Para o treinador da equipe, o consagrado Eugênio Salomão, o Baiano, que treinou as divisões de base do Atlético e da Seleção Brasileira, jogar em Ipatinga, apesar da distancia de casa, é compensador pelas condições do estádio. “Jogar aqui é sem comentário. O estádio é de primeira linha, com todo conforto e um gramado de fazer inveja. Para ficar 100% só falta o nosso torcedor”, comentou.
Com apenas 50 testemunhas (15 pagantes) presentes, o confronto no Ipatingão ficou marcado por algumas curiosidades. Entre os que se dispuseram a assistir ao jogo, “personalidades” do mundo da bola como o presidente do Ipatinga, Itair Machado, e o atacante Alessandro, artilheiro da Série B do Brasileirão 2010, e o ex-treinador e diretor das categorias de base do Atlético, Percy Gonçalves.
Por terem as mesmas cores predominantes (vermelho e branco), as duas equipes chegaram a confundir os torcedores em alguns lances. O Ituiutaba jogou de camisas vermelhas e calções brancos, enquanto o Tombense entrou em campo de camisas brancas e calções vermelhos.
Transmissão
Três emissoras fizeram a transmissão do confronto. Duas, a Princesa do Sul e a Melodia FM, eram de Varginha, cidade do Sul de Minas que se tornou a nova casa do Boa, como é conhecida a equipe do Ituiutaba para a disputa da Série B do Brasileirão 2011. De Carangola, cidade localizada a 30 quilômetros de Tombos, marcou presença a Rádio Mais FM. Apenas a Melodia, que pegou emprestada a cabine da Vanguarda AM, veio com equipe “quase completa”, faltando apenas o comentarista, que não pôde vir a Ipatinga devido a problemas de saúde.
Conforme o locutor Henrique Lemos, da Melodia FM, a sua emissora abraçou o Ituiutaba, que mesmo não mudando de nome, trará uma grande visibilidade para a cidade no cenário esportivo nacional, graças à disputa da Segunda Divisão nacional. Ele ressaltou que frequentemente as transmissões têm sido feita em cadeia (junto) com a Difusora de Ituiutaba. “Eles ficaram chateados com o fato do time ter deixado a cidade. Porém, como uma mãe que sempre ama seu filho de maneira incondicional, os profissionais não deixaram de acompanhar os jogos”, comentou.
Visitante revelou o goleiro Bruno
Fundado em 7 de setembro de 1914, há 96 anos, o Tombense viveu no amadorismo e no anonimato até no final da década de 90, quando a empresa Brazil Soccer assumiu a gestão do clube. O foco do investimento foi as categorias de base, que já revelou atletas como o goleiro Bruno (ex-Atlético e Flamengo). O atual estádio, que tinha capacidade para apenas três mil lugares, está sendo ampliado para sete mil assentos e o gramado deverá ser trocado, principalmente se a equipe conseguir o sonhado acesso à Primeira Divisão do estadual.
Com a derrota de segunda-feira, a Tombense tem três pontos na chave C, ao lado do Uberlândia. A ponta do grupo está com o Tricordiano e o Ituiutaba, com seis. Na chave D, Nacional de Nova Serrana e Patrocinense também têm seis pontos. A URT aparece em terceiro com quatro e o Formiga é o último, com apenas um ponto.
Ao término dos jogos previstos para esta fase do Mineiro estarão automaticamente classificados para a Primeira Divisão de 2012 os primeiros colocados das duas chaves, que ainda decidiram o título em jogos de ida e volta.

0 comentários: