Prefeito de cidade de Dom Cavati pode ter mandato cassado por ser analfabeto - veja o vídeo

O prefeito da cidade de Dom Cavati, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, Jair Vieira (DEM), pode ter o mandato cassado por não saber ler e nem escrever. De acordo com o Tribunal Regional Eleitor de Minas Gerais (TRE-MG), o segundo colocado nas eleições da cidade, Pedro Euzébio Sobrinho (PT), entrou, em 2009, com uma ação de cassação de mandato, alegando que o documento de escolaridade do prefeito não seria válido. Em um vídeo postado do Youtube, o prefeito de Dom Cavati aparece em um show na cidade dizendo ser analfabeto e que havia comprado o diploma, mas que mesmo assim sabia trabalhar. 
De acordo com a procuradora municipal da cidade, Jandenice Maria Ramos, o vídeo teria sido gravado por Pedro Euzébio Sobrinho, que nunca teria aceitado a forma como foi derrotado nas eleições. “Quando o prefeito disse que teria comprado o diploma, ele estava ironizando. O partido contrário tenta falar isso, mas já está provado que ele é alfabetizado”, disse.
Nas eleições para prefeito do município em 2008, os dois candidatos acabaram empatados com 1.919 votos cada e Vieira ficou com o cargo por ser o mais velho dos dois, segundo o TRE-MG, conforme previsto na legislação eleitoral. Em 2009, Sobrinho entrou com a ação na zona eleitoral de Dom Cavati, mas o juiz da cidade não aceitou a denúncia. O caso foi parar no Tribunal Regional Eleitoral. No dia 29 de março de 2011, o processo foi a julgamento em Belo Horizonte, mas juíza relatora do processo, Luciana Napamuceno, pediu vistas no processo. De acordo com a assessoria do TRE-MG, outra data para o julgamento ainda não foi marcada.

A reportagem  tentou contato com o prefeito Jair Vieira e com o segundo colocado nas eleições Pedro Euzébio Sobrinho, mas eles não foram encontrados para falar sobre o assunto

0 comentários: