Economia do Vale do Aço passa por desaceleração

TAC limitou número de obras em Ipatinga, mas não refletiu em queda no setor na região


André Faioli é representante de uma construtora civil em Timóteo. Há seis anos no setor ele comemora o bom momento. O empresário explica que o setor se tornou um investimento rentável, ou seja, grandes empresários da região decidiram construir também.

Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), referentes ao mês de agosto, a construção civil se destacou. Em 2010 foram 98 contratações e 153 desligamentos, uma variação de menos 4,1%. Já em 2011 foram 135 contratações contra 107 desligamentos, variação de 2,65%. Outro fator que atribuiu para o fortalecimento do setor, foi o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em Ipatinga ano passado. O TAC limitou o número de obras no município e provocou redução nas construções, o que atraiu mão de obra para Timóteo. 

Mas outros setores não apresentam o mesmo desenvolvimento. Na indústria, por exemplo, ano passado foram 241 admissões e 233 desligamentos. Em 2011 foram 158 admissões e 231 desligamentos. Houve queda também no comércio: em 2010 foram 216 admissões e 216 desligamentos. Neste ano, já foram 179 admissões e 198 desligamentos. Para o especialista Wander Ulhoa, a desaceleração da economia no país refletiu no atual quadro na cidade. Wander diz que neste ano houve uma desaceleração do crescimento da economia de 2010. Consequentemente, houve uma redução do nível de geração de empregos. Ele ressaltou que mesmo assim, o saldo continua positivo.

Rosélio Miranda, diretor da Aciati/CDL (Associação Comercial e Industrial de Timóteo e Câmara de Dirigentes Lojistas ), espera que incentivos venham e ajudem a impulsionar a economia do país. O diretor acredita que no primeiro semestre de 2012 há uma retomada do crescimento do país.



Fonte: In360

0 comentários: