Liberada a nova ponte sobre o Rio das Velhas na BR-381, em Sabará


A nova estrutura vai substituir a ponte que cedeu em abril deste ano



A pista de  3,5 metros da nova ponte sobre o Rio das Velhas, no trecho da BR-381, foi aberta por volta das 15h30 desta sexta-feira. A estrutura anterior desabou em maio deste ano. A pista no sentido João Monlevade/Belo Horizonte tem uma defesa de 60 centímetros até a mureta de proteção. No sentido oposto, além dos 3,5 metros de largura da pista, há uma faixa de segurança de 6 metros.

A abertura da nova ponte estava prevista para acontecer entre outubro e novembro deste ano, mas os trabalhos foram adiantados. O tempo seco foi um dos fatores que ajudaram a acelerar as obras. Ao todo foram gastos R$ 29,5 milhões na nova construção.

Desde abril, os motoristas estavam sendo obrigados a pegar um desvio pela BR-040, em direção à região Nordeste, ou pela BR-356, se o destino era o Espírito Santo. Os desvios aumentaram as viagens em mais de 100 quilômetros.

Medidas foram tomadas para aliviar o trânsito no local. O Exército construiu uma ponte provisória, mas como o tráfego era lento no local, diariamente eram registrados quilômetros de congestionamentos. A lentidão no trânsito chamou a atenção de bandidos, que fizeram arrastões. Ônibus de viagem e veículos de passeio foram alvo dos criminosos, que levaram dinheiro, malas, cartões, relógios, joias, aparelhos celulares e documentos pessoais.



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IPATINGA - A Usiminas Mecânica, empresa de bens de capital da Usiminas, foi contratada pela M. Martins Engenharia para o fornecimento das vigas metálicas para construção da nova ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, Região Metropolitana de BH. Segundo sua assessoria, a entrega das mais de 650 toneladas de estruturas em aço foi feita em tempo recorde, atendendo às exigências do cliente em um curto prazo. 

“Em apenas três meses a Usiminas Mecânica concluiu o projeto de engenharia, fabricou, transportou e montou as vigas sobre os pilares de concreto”, informou a empresa. Para Paulo Patrício, superintendente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Usiminas Mecânica, o grande diferencial para contratações de empresas em grandes obras é o prazo. “Em um mercado cada vez mais competitivo, cumprir cada etapa do projeto em tempo recorde foi o grande desafio”, completa. A entrega final do empreendimento foi antecipada em 45 dias e a nova ponte será inaugurada nesta sexta-feira (16).

A ponte sobre o Rio das Velhas tem mais de 200 metros de extensão e é dividida em cinco vãos de 42,8 metros e três pistas de rolamento, totalizando 16,3 metros de largura. O projeto já contempla a proposta futura de duplicação da BR-381. A obra foi executada em estrutura mista (vigas metálicas e laje de concreto armado). As peças produzidas pela Usiminas Mecânica têm 42m comprimento, 3,5m de largura, 2,5m de altura e 43 toneladas cada. Ao todo, foram 15 conjuntos de peças destinados à construção da ponte. “As estruturas metálicas são mais leves e menores do que as convencionais vigas de concreto e oferecem às empresas a oportunidade de trabalhar o cronograma da obra com maior previsão. Esse é um dos grandes diferenciais dos produtos oferecidos pela Usiminas Mecânica, que possibilita um maior planejamento de toda a obra”, explica a empresa.

Fonte: JVA online

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