Sucessão municipal já movimenta partidos em Ipatinga, saiba quais são os possíveis candidatos

15-09-2011 10:53
IPATINGA - A quase um ano das eleições municipais de 2012, os partidos políticos se mobilizam para as discussões internas em torno dos possíveis nomes que vão disputar a chefia da Prefeitura Municipal de Ipatinga.
Uma das primeiras legendas a convocar seus correligionários para tratar do assunto foi o Partido Verde. 

"Vamos discutir estratégias para ganharmos as eleições. Isso inclui Ipatinga também", disse Rosângela Reis


No PV, há um consenso pelo nome de Rosangela como pré-candidata às eleições de 2012. Ela figura como nome majoritário - no momento, o partido afirma que não abre mão de compor e sair com candidato próprio. A informação é do vereador Roberto Carlos, também representante da legenda.
"Há unidade em torno do nome dela, mas se ela vai se posicionar, isso ainda não aconteceu. No processo eleitoral o PV trabalha com todas as correntes partidárias desde que sejamos cabeça de chapa", disse.
Contudo, a deputada se limitou a dizer que o foco do encontro de sábado é a filiação de novos militantes e o fortalecimento do partido nas 30 cidades da região, visando às eleições do próximo ano, inclusive em Ipatinga.
"Não vamos discutir candidatos à prefeitura, mas as estratégias para ganharmos as eleições. Isso inclui Ipatinga também, mas contempla os demais municípios da região", comentou.





"Hoje o PT possui nomes fortes: temos uma bancada com quatro vereadores e uma ex-deputada que teve na eleição extemporânea 50 mil votos", disse Agnaldo


NOMES
A legenda que mais possui nomes "colocados" para concorrer à sucessão municipal é o Partido dos Trabalhadores. Informações obtidas pela reportagem mostram pelo menos três filiados como pré-candidatos: o vereador Agnaldo Bicalho, a ex-deputada estadual Cecília Ferramenta e Búia (Cícero Feitosa). Oficialmente, não houve nenhuma manifestação de nenhum dos três nomes. 
Antonio Ventura, o Pirralho, atual presidente do diretório petista em Ipatinga, disse que na próxima semana o partido inicia as discussões sobre eleições, e um dos pontos de pauta são os nomes. "Vamos discutir as eleições 2012, tática eleitoral e política de alianças. Ao longo de 2010, o PT conseguiu unificar em torno de uma chapa única para dirigir o partido, contemplando no diretório municipal as várias correntes internas. Nessa unidade vamos construir nossa candidatura", falou o petista.



ELEIÇÃO EXTEMPORÂNEA
De acordo com o vereador Agnaldo Bicalho, o partido errou na eleição extemporânea quando quis caminhar sozinho. "Só o poder das alianças garantiu ao ex-presidente Lula dois mandatos e a sucessão da presidente Dilma. O apoio do PMDB nacional foi importante para selar essa sucessão", citou o parlamentar.
Sobre a política de alianças, os únicos partidos com os quais o PT possui restrições são o PPS, Democratas e o PSDB. A deliberação foi dada pelo diretório nacional durante o congresso da legenda, realizado em Brasília no último final de semana.
"Hoje o PT possui nomes fortes como possíveis pré-candidatos. Temos uma bancada com quatro vereadores com mais de dois mandatos, uma ex-deputada que teve na eleição extemporânea 50 mil votos. São nomes que vêm primeiro no cenário interno", opinou. Contudo, Bicalho não confirmou seu nome como pré-candidato.





Segundo Fabiano Moreira, o partido construirá alianças, mas o PSB é oposição ao PPS


PSB
O nome mais forte dentro do PSB hoje para a disputa eleitoral é o do fisioterapeuta Fabiano Moreira, atual secretário de Saúde da Prefeitura de Timóteo. Internamente, foram iniciadas as conversas sobre política de alianças e posicionamento. No próximo dia 22, a legenda vai realizar congresso municipal que vai sacramentar o partido na disputa eleitoral.
"Há uma decisão nacional e estadual de que nas cidades acima de 50 mil habitantes o PSB vai ter candidatura própria. Vamos construir alianças com aqueles que queiram um projeto novo para Ipatinga. Hoje somos oposição ao governo do PPS, pois isso descartamos aliança", falou Fabiano.



PSC
O Partido Social Cristão (PSC) do Vale do Aço e Caratinga já começou a articular plataforma política para o lançamento de candidaturas próprias para as eleições 2012 na região. No dia 1º de setembro, o diretório do partido em Coronel Fabriciano, através da presidente Ana Paula Cota, realizou um encontro municipal para receber novos filiados.
Segundo o vice-presidente do partido em Ipatinga, Pastor Leomar Santos, o PCS está se fortalecendo na região. Em Ipatinga, o diretório do PSC é presidido pela vice-prefeita Pastora Márcia Perozini.

PMDB
O PMDB também vem realizando plenárias para discutir a sucessão. O ex-prefeito Sebastião Quintão (PMDB) já se posicionou como pré-candidato. 
Além dele, o nome Nardyello Rocha, atual presidente do Legislativo, também figura como um dos possíveis concorrentes.



Fonte: Diário Popular

0 comentários: