Levantamento aponta risco maior de rebaixamento para o Cruzeiro em relação ao Atlético


04-10-2011 11:39
A situação dos clubes mineiros neste campeonato Brasileiro não é nada agradável. Passando por uma péssima fase, América, Atlético e Cruzeiro vivem, a cada rodada da competição, o pesadelo do rebaixamento.
Lanterna do Brasileirão, somando apenas 20 pontos em 81 disputados, o América é a equipe de Minas que vive momento mais assombroso. Com o aproveitamento pífio de 24,69% no campeonato, o time alviverde segue com o passaporte praticamente carimbado para a Série B, já que, de acordo com levantamento do analista esportivo, Alexandre Siqueira, tem 95% de risco de retornar à segundona.
Levando em conta os 45 pontos (mínimo) para permanecer na divisão de elite do futebol nacional, o América necessita conquistar, nas últimas 11 rodadas, mais 25 pontos. E a missão é árdua e de extrema dificuldade, pois, dos 33 pontos que estarão em jogo até o início do mês de dezembro, quando termina o Campeonato Brasileiro, o América só pode desperdiçar oito. Com isso, só um milagre salva os americanos.
A situação do lado azul de Minas Gerais também é muito preocupante. Ainda de acordo com a análise feita por Alexandre Siqueira, o Cruzeiro tem mais chances de ir à Série B do que o Atlético, maior rival no cenário da bola. O analista aponta que a Raposa tem 74% de possibilidades de rebaixamento, enquanto o Galo tem 73%.
Lanterna do returno do Campeonato Brasileiro com apenas 2 pontos e um aproveitamento de 35,80%, o time de Vágner Mancini precisa conquistar, em tese, mais 16 pontos para se safar do descenso. São cinco vitórias e um empate nos jogos restantes.
E o páreo será duro. Pela frente, o time celeste terá, dentre outros adversários, o São Paulo, Corinthians e Flamengo, equipes que brigam no topo da tabela pelo título.
O Galo também não terá missão fácil no restante da competição, mas conta com duas partidas consecutivas em casa, o que pode ser um ponto positivo para os alvinegros. Com 26 pontos e aproveitamento de 32,10%, a equipe de Cuca precisa conquistar mais 19 pontos (em 11 jogos, precisa de 6 vitórias e um empate) para deixar de lado o risco de jogar, pela segunda vez na história, a temida Série B do Campeonato Brasileiro.


Metodologia de pesquisa
Para chegar aos resultados apresentados nesta matéria, o analista de números, Alexandre Siqueira, levou em consideração, além da própria performance dos clubes durante o campeonato (em casa e fora de casa), o momento de cada um na competição, incluindo os próximos adversários. As estatísticas das disputas anteriores, a pontuação com relação à projeção de pontos dos objetivos de cada agremiação e os pontos dos seus adversários, também foram estudados. Fonte: O Tempo

0 comentários: