13-12-2011 09:29
Cecília Ferramenta foi escolhida com 80% dos votos a candidata do PT em 2012 Foto: Diário Popular |
A ex-deputada estadual Cecília Ferramenta é oficialmente a candidata do Partido dos Trabalhadores às eleições de 2012 em Ipatinga. Ela venceu as prévias do PT, disputadas no domingo (11), com 2.259 votos (80,53%). O vereador Agnaldo Bicalho obteve 390 votos (13,90%) e o secretário-geral do PT e publicitário, Cícero Buia, 156 votos (5,56%). Além dos pré-candidatos, os filiados votaram também nas chapas de delegados que irão representar o PT no Encontro Estadual do Partido. A chapa "Construindo uma nova Ipatinga", ligada ao grupo de Cecília, obteve 1.899 votos (79,03%), "Articulação para vencer em Ipatinga", liderada por Buia, teve 136 votos (5,66%) e "Unidade em Defesa da Vida", articulada por Agnaldo Bicalho, teve 368 (15,31%).
Os pré-candidatos Agnaldo Bicalho e Cícero Feitosa (Buia) não compareceram à sede do PT, onde foi realizada a apuração dos votos.
PT DE VOLTA
A vitória foi comemorada por Cecília Ferramenta e seus apoiadores como resultado da vontade popular de ver o PT novamente na Prefeitura de Ipatinga. "Este resultado é o desejo da população de retornar com o PT à administração de nossa cidade. De agora em diante, vamos trabalhar no sentido da unidade com as demais forças partidárias, mas com este resultado a gente já percebe a unidade pela base. Vamos procurar as lideranças e chamar para a unidade partidária, para a importância do partido sair unido. Após isso, vamos procurar os partidos que têm compromisso e projeto sério para nossa cidade, com o objetivo de construirmos uma ampla frente popular e um bonito projeto para Ipatinga", destacou Cecília.
FORÇA
Para o ex-prefeito Chico Ferramenta, o resultado é uma demonstração da força do PT. "Foi um processo democrático, participativo, que só valorizou o Partido dos Trabalhadores. E o que a gente pode ver nas ruas é a população pedindo realmente a volta do PT. A candidatura da Cecília soube trabalhar isso, pela experiência da trajetória, pela história dela e, agora, vamos trabalhar a unidade, a unidade pra valer, para podermos fazer alianças com outros partidos também", salientou.
UNIDADE
O prefeito de Coronel Fabriciano, Chico Simões, avaliou que, com as prévias, o Partido dos Trabalhadores mostrou que o mais importante é exercitar a democracia. "Se tem mais de um candidato, o jeito é a prévia mesmo, embora tenhamos tentado o consenso", disse. "Em segundo lugar - prosseguiu Simões -, a base mostrou para Ipatinga e para a região que está consciente da necessidade de termos o partido unido. Com todo respeito por quem disputou, mas uma candidatura tendo 81% dos votos válidos dá um recado para todas as lideranças: que PT está unido e o PT está com saudades de retornar ao poder em Ipatinga, para fazer da cidade o que ela sempre foi, um exemplo de administração, de participação popular, um exemplo que serve não só para o Vale do Aço, mas para toda Minas Gerais.?
ANSIEDADE
O presidente do PT de Ipatinga, Antônio Ventura Pirralho, enfatizou que a prévia envolveu diversos setores dos movimentos sociais, populares e sindicais de Ipatinga, além de dirigentes e lideranças não só do PT, mas de diversos outros setores da sociedade local. Ele defendeu a realização da Prévia no último dia 11, salientando que era o melhor momento para iniciar a caminhada rumo às eleições de 2012. "A data de 11 de dezembro contemplou o entendimento que havia entre os setores dos movimentos sociais, pré-candidatos a vereadores que necessitavam da definição de uma 'cabeça de chapa'", disse. Conforme Piralho, esta discussão remonta ao início do ano, quando o PT amadureceu a possibilidade de realizar a prévia. "Neste dia 11 de dezembro, com ampla participação da militância, três pré-candidaturas que se mobilizaram em busca do voto, consagramos a democracia interna do PT, que foi um grande exemplo", finalizou.
EMPENHO
A ex-vereadora, secretária de Comunicação do PT estadual e apoiadora da pré-candidatura de Cícero Feitosa (Buia), Lene Teixeira, disse que não teve condições de participar diretamente do processo em Ipatinga em função de seu trabalho na direção estadual do PT, onde compõe o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE). Entretanto, ela lembrou que Ipatinga é uma das cidades prioritárias para o PT retomar a Prefeitura. "É evidente que, todos nós da direção estadual, e eu com um grau de responsabilidade maior, por querer para Ipatinga a retomada do projeto do PT, estaremos empenhados na unidade interna do partido e, principalmente, na unidade com a cidade", disse.
Vereadores defendem a unidade
IPATINGA - O vereador Dário Teixeira ressaltou o trabalho feito junto aos filiados, as diversas plenárias realizadas pela cidade e as discussões em torno da unidade partidária feitas nestes fóruns. "Durante todo este processo, o que nós mais pregamos é que, independentemente do resultado que viesse, o partido estaria unido. Com todo respeito às demais candidaturas, dos companheiros Buia e Agnaldo, mas eu já esperava a vitória da pré-candidatura de Cecília Ferramenta, porque eu estava junto aos filiados e via a ansiedade dos companheiros em querer o PT de volta à Prefeitura de Ipatinga. Com esta vitória de mais de 80% dos votos, espero que os demais pré-candidatos avaliem e tenham sensibilidade de unir o partido, para estarmos todos no mesmo palanque, porque a cidade de Ipatinga não aguenta mais uma derrota do PT", avaliou o vereador.
Já o vereador Sebastião Guedes entende que "o resultado confirma as expectativas de que a candidata Cecília Ferramenta, pela sua trajetória política, pelos seus mandatos de deputada estadual, pela disputa das eleições extemporâneas - numa situação desfavorável ao PT -, teria o reconhecimento da militância e a maioria dos votos?. Ainda segundo ele, ?esta é uma arrancada para a campanha de 2012 e nós esperamos agora promover a unidade do partido, buscar os candidatos que disputaram com ela e somar forças para que vençamos as eleições de 2012".
O vereador César Custódio destacou a tranquilidade do processo eleitoral, bem como a democracia e a participação efetiva dos filiados. Ele também defendeu a unidade em torno de Cecília Ferramenta. "Agora o que gente espera é que daqui para frente o partido saia fortalecido com este resultado e as demais pré-candidaturas se juntem à Cecília para buscarmos a vitória do PT e o melhor para Ipatinga", arrematou.
Fonte: Diário Popular
0 comentários:
Postar um comentário