Aprovado o aumento do número de vereadores em Timóteo

03-09-2011 11:41
TIMÓTEO - Ao contrário do que ocorre na cidade de Coronel Fabriciano, em Timóteo a maioria dos vereadores é a favor do aumento do número de cadeiras na Câmara do município. O DIÁRIO POPULAR entrou em contato com os 10 parlamentares e seis afirmaram ser a favor da mudança. Três não foram localizados para se posicionar e apenas o vereador Willian Salin (PPS) disse não ter opinião formada a respeito do assunto. "Estou esperando a reunião do meu partido. Vamos discutir juntos e definir o que é melhor para a cidade", informou Salin.
De acordo com o número de habitantes da cidade, a Câmara Municipal de Timóteo pode eleger até 17 vereadores, mas a proposta tem que ser votada em plenário. Segundo o presidente da Câmara, Douglas Willkys (PSB), ainda não teve uma reunião formal para decidir sobre o aumento. "Temos que nos reunir e a comissão votar, até agora todas as opiniões que tenho recebido são favoráveis. Mas somente depois da reunião podemos definir", declarou o presidente. A reunião está prevista para o próximo dia 16 de setembro.

15 VEREADORES
Os seis vereadores que são a favor do aumento concordaram que as cadeiras devem aumentar de 10 para 15. "Sou a favor que a Câmara de Timóteo volte a funcionar como era antes, com 15 vereadores; 17 já é um número muito alto. A cidade funcionava muito bem do jeito que era. Fui vereador de 1993 a 2000 e sei que as despesas eram as mesmas. Independente do número de vereadores, a verba vai ser a mesma, o que vai mudar são os benefícios para a população", afirmou o vereador José Constantino (PSDB).
Para a parlamentar Guaraciaba Gomes (PMDB), o aumento de cinco vereadores na bancada do Legislativo é uma necessidade do município de Timóteo. "A cidade não pode ter apenas 10 representantes, não é o suficiente para resolver as demandas da região", definiu.

BAIRROS
Outro benefício citado pelos parlamentares é a possibilidade de eleger vereadores de uma quantidade maior de bairros da cidade. "O acréscimo é uma melhoria para a própria comunidade. Sou da regional dois e percebo que as outras regionais do município precisam de representantes, pois só quem mora nos bairros entende com clareza a necessidade do local. Moradores que não contam com vereadores do seu bairro têm que recorrer a outros parlamentares e esse aumento pode ajudar a eleger pessoas de mais bairros de Timóteo", explicou o vereador Geraldo Nanico (PSDB).
Para José Constantino (PSDB), o vereador é o representante legítimo do povo. "É um canal direto com a população, os vereadores representam a comunidade. E quanto mais representantes tivermos, melhor, porque podemos nos aproximar ainda mais do povo".

EXPANSÃO
Douglas Willkys (PSB) esclareceu que a Câmara não vai ter nenhum gasto extra com o aumento de vereadores e que o prédio onde funcionam os gabinetes tem espaço para mais salas. "Temos a garantia de que cada vereador terá seu próprio gabinete, não teremos gasto para receber os novos representantes. Terá apenas benefício, pois a Câmara de Timóteo realmente fiscaliza o trabalho da prefeitura e vai poder ajudar a comunidade com um maior número de colaboradores", definiu o presidente da Casa.



Fonte: Diário Popular

0 comentários: