América goleia o Ceará em Sete Lagoas e ajuda Cruzeiro e Atlético: 4 x 1

12-10-2011 19:39


O América venceu a primeira final das dez partidas restantes no Campeonato Brasileiro e manteve vivo o sonho de permanecer na Série A em 2012. Na tarde desta quarta-feira, o Coelho goleou o Ceará por 4 a 1, na Arena do Jacaré, pela 29ª rodada da competição. Fábio Júnior, Rodriguinho, Gilson e Léo marcaram os gols americanos. Felipe Azevedo descontou para o time visitante.
Mesmo com a vitória, o Coelho permanece na lanterna do Brasileirão, agora com 24 pontos. Já o Ceará segue com 32 pontos, na 15ª colocação. O time alvinegro ainda pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro, que ainda joga nesta rodada.
Na próxima rodada, o América visita o Figueirense neste sábado, às 18h, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. No mesmo dia e horário, o Ceará recebe o Flamengo, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.




O jogo
Brigando contra o rebaixamento, os dois times começaram a partida dispostos a buscar a vitória. O América, em uma situação muito mais delicada, encarava a partida como um final, enquanto que o Ceará visava se distanciar do Z-4.
Mesmo jogando em casa, o primeiro lance de perigo da partida foi do time visitante, logo aos quatro minutos. Após cobrança de falta pela esquerda, o goleiro Neneca fez uma grande defesa na cabeçada de Thiago Matias. No rebote, Roger chutou com força em cima da defesa americana, que afastou o perigo.
O América não se abateu e respondeu três minutos depois. Aos sete, Caleb fez grande jogada e cruzou para Fábio Júnior, que escorou para o meio. Kempes, que estava dentro da pequena área, tentou cabecear para o gol, mas João Marcos afastou o perigo para escanteio.
Aos 15 minutos, o Coelho chegou mais uma vez com perigo. Gilson avançou e arriscou uma bomba de fora da área. A bola fez uma curva e passou por cima do travessão, assustando o goleiro Fernando Henrique.
O Ceará se defendia e buscava o gol através dos contra-ataques. Em um deles, aos 17 minutos, o time comandado por Estevam Soares quase abriu o placar. Após cruzamento, Roger tentou e perdeu quase debaixo do gol. A bola ainda sobrou para Rudnei, que mandou uma bomba por cima do gol de Neneca.
O América passou a pressionar muito o Ceará em busca do primeiro gol. Após boa troca de passes e algumas tentativas, o Coelho finalmente conseguiu abrir o placar. Aos 25 minutos, depois de uma cruzamento errado, o lateral Gilson fez jogada individual e foi derrubado dentro da área. Pênalti! Na cobrança, Fábio Júnior mandou no canto direito do goleiro Fernando Henrique, que não saiu nem na foto.
Com a desvantagem no placar, o Ceará foi para cima do América. Depois de algumas tentativas, o Vozão assustou aos 37 minutos. Roger recebeu dentro da área. O atacante girou, driblou o zagueiro e chutou por cima do gol de Neneca.
Na etapa complementar, o time visitante voltou disposto a buscar o empate. Logo aos dois minutos, Leandro Chaves avançou pela direita e tocou para Felipe Azevedo. O meia, que tinha acabado de entrar em campo, chutou cruzado, obrigando goleiro Neneca a fazer uma boa defesa.
Aos 16 minutos, o Vozão assustou novamente. Thiago Humberto mandou um chutaço de fora da área. Neneca espalmou para escanteio. Um minuto depois, após a cobrança do corner, o goleiro americano voltou a trabalhar espalmando mais uma. No rebote, Felipe Azevedo chutou por cima da meta americana, levando perigo.
Aos 20 minutos, o América chegou pela primeira vez na etapa final. O atacante Léo, que tinha acabado de entrar em campo, cruzou pela direita na medida para Rodriguinho, que bateu de primeira. O goleiro Fernando Henrique fez um milagre, defendendo à queima-roupa e mandando para escanteio.
Na cobrança do tiro de canto, o Coelho chegou ao segundo gol. Depois da cobrança, a zaga cearense afastou o perigo. Na sobra, a bola ficou com Rodriguinho, que de fora da área mandou um "balaço" rasteiro. A redonda morreu no canto esquerdo do goleiro Fernando Henrique.
Dois minutos depois, aos 22, o Ceará respondeu. Vicente arriscou de fora da área. A bola passou bem perto da meta de Neneca, saindo por cima. Aos 34 minutos, o Vozão chegou mais uma vez. Thiago Humberto arriscou mais um chute de fora da área. Neneca, bem colocado, socou para escanteio.
Saindo em rápido contra-ataque, o Coelho chegou ao terceiro gol, matando a partida, aos 34 minutos. O lateral-esquerdo Gilson recebeu lançamento, invadiu a área e bateu rasteiro e cruzado. A bola morreu no canto esquerdo do goleiro Fernando Henrique, que nada pode fazer.
O time visitante respondeu rápido e diminui o placar aos 38 minutos. Depois da confusão dentro da área do Coelho, o meia Felipe Azevedo pegou o rebote e acertou um chutaço da entrada da área, estufando as redes do goleiro Neneca.
Quando o placar parecia definido, o América ainda marcou o quarto gol, consolidando a goleada. Aos 45 minutos, Léo recebeu passe na entrada da área e, sozinho, deslocou o goleiro Fernando Henrique, dando números finais a partida.


FICHA TÉCNICA
AMÉRICA 4 X 1 CEARÁ
Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Jacaré, Sete Lagoas(MG)
Data/hora: 12/10/2011
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez
Auxiliares: Rodrigo Jóia e Marcelo Braz
Cartões amarelos: Micão, China, Gilson e Léo (América)
Cartões vermelhos: Flávio (América)
Gols: América: Fábio Júnior (25 min 1ºT), Rodriguinho (20 min 2ºT), Gilson (34 min 2ºT) e Léo (45 min 2ºT); Ceará: Felipe Azevedo (38 min 2ºT).
AMÉRICA: Neneca, Micão, Anderson (Otávio), Everton Luiz, Marcos Rocha e Gilson; China, Amaral, Caleb (Rodriguinho); Fábio Júnior (Léo), Kempes. Técnico: Givanildo Oliveira.
CEARÁ: Fernando Henrique; João Marcos, Thiago Matias, Daniel Marques e Vicente; Michel, Heleno, Rudnei (Felipe Azevedo), Leandro Chaves (Thiago Humberto); Roger (Washington) e Osvaldo. Técnico: Estevam Soares.

0 comentários: