2º enviado de Obama chega ao Brasil

A um mês e meio da primeira visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, o governo norte-americano envia o segundo emissário para negociar os acordos que deverão ser fechados com a presidente Dilma Rousseff. Nesta quarta-feira (9) o secretário de Estado adjunto para Assuntos Econômicos Energéticos e Comerciais norte-americano, Jose W. Fernandez, inicia viagem a Brasília e São Paulo.
A visita de Fernandez ocorre três dias depois de o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, ter vindo ao Brasil. No caso de Fernandez, o objetivo dele é guiar uma delegação que faz parte de um grupo de especialistas norte-americanos e brasileiros denominado Diálogo de Parceria Econômica (em inglês EPD). As informações são do governo dos Estados Unidos.
Os norte-americanos e brasileiros se reúnem nesta quinta-feira (10), no Itamaraty. Criado em 2007, o Diálogo de Parceria Econômica tem o objetivo de facilitar as discussões entre os Estados Unidos e o Brasil para buscar o avanço econômico. Nas reuniões, será formalizado o memorando para a cooperação entre os dois países para que ambos aproveitem pesquisas desenvolvidas em cada região.
Em seguida, na sexta-feira (11), o secretário participa de um seminário sobre infraestrutura organizado para empresas americanas pelo Conselho Comercial Brasil-Estados Unidos da Câmara de Comércio Americana em São Paulo. A ideia é estimular parcerias para desenvolver projetos relacionados à energia, a petróleo e gás natural.

0 comentários: