Cruzeiro vence América de virada, distancia-se na liderança e garante presença nas semifinais

Mesmo com três volantes em campo, o América não conseguiu segurar o melhor ataque do Campeonato Mineiro, neste domingo. De virada, o Cruzeiro derrotou o Coelho por 3 a 2 e se distanciou na liderança da competição, agora com 22 pontos. Thiago Ribeiro, Léo e Montillo garantiram a vitória cruzeirense no estádio Melão, em Varginha (MG). O volante do América Leandro Ferreira, que só foi confirmado para o clássico na última hora, marcou os dois gols para o Coelho.

O gol da vitória cruzeirense saiu apenas aos 39 minutos do segundo tempo, mas assegurou a Raposa na próxima fase do Estadual. Agora, o Cruzeiro volta o foco para a Copa Libertadores. Na próxima quinta-feira, o time celeste enfrenta o Guarani (PAR), pela quinta rodada do grupo 7 do torneio continental. Com a derrota, o América caiu para o quarto lugar, com 16 pontos.

O técnico do América, Mauro Fernandes, fez mistério sobre o time que entraria em campo até momentos antes do clássico e, quando divulgou a escalação, acabou surpreendendo. Buscando se prevenir diante do melhor ataque do Estadual, o treinador americano escalou um esquema com três volantes, com Dudu, Nando e Leandro Ferreira. A estratégia deu certo nos primeiros minutos de jogo, quando o América conseguiu marcar o ataque celeste e ainda saiu na frente.

Com apenas quatro minutos de partida, o volante Leandro Ferreira, que era dúvida até pouco antes do jogo, abriu o placar para o América. O jogador recebeu um passe no meio de campo, passou pela zaga celeste e chutou forte para o gol, sem chance de defesa para o goleiro Fábio. Apesar do gol, o Cruzeiro, que já saía mais para o ataque, voltou a pressionar o Coelho.

Resultado das investidas celestes foi que o América passou a fazer mais faltas no meio de campo, deixando o jogo truncado e bastante equilibrado. Ao todo, o Coelho chegou a fazer 18 faltas no primeiro tempo, contra sete do Cruzeiro.

A partir da metade do primeiro tempo, o América se recuou e o jogo passou a ser entre a defesa do Coelho e o ataque cruzeirense, que teve duas boas chances com Thiago Ribeiro e Montillo, antes de empatar. Aos 41 minutos, Montillo cruzou para Thiago Ribeiro que não desperdiçou, deixando tudo igual no jogo.

Na volta do intervalo, Mauro Fernandes mudou o time e colocou Thiago Silvy no lugar de Luciano. Com a mudança, o América cresceu no jogo, mas foi o Cruzeiro quem acabou conseguindo a virada logo no começo do segundo tempo. Aos quatro minutos, Léo recebeu cruzamento de Roger e colocou o Cruzeiro na frente. Dois minutos depois, o Coelho, com o inspirado Leandro Ferreira, empatou a partida. De fora da área, o volante mandou uma bomba contra o gol de Fábio, que não conseguiu evitar o empate.

Bem mais ofensivo na etapa final, o América quase fez o terceiro gol. Thiago Silvy recebeu a bola na esquerda e, de frente para o gol de Fábio, chutou para fora. O América chegava com muita facilidade à área do Cruzeiro, mas pecava nas finalizações. A Raposa, porém, mostrou tranquilidade e voltou a pressionar. Montillo aparecia bem na frente e, depois de muito insistir, acabou conseguindo fazer o gol dele na partida e colocar o Cruzeiro novamente na frente, aos 39 minutos. Wellington Paulista ainda teve a chance de ampliar em um chute cruzado, mas a bola acabou indo para fora.

0 comentários: