Idosa morre após cair de leito no hospital Municipal de Ipatinga



IPATINGA – A dona-de-casa Dorcelina Feliciano Barbosa, de 76 anos, morreu vítima de traumatismo craniano após sofrer uma queda no Hospital Municipal de Ipatinga.  Moradora do Bairro Taúbas, a idosa bateu a cabeça ao cair de uma maca na madrugada deste domingo (27). Dorcelina se encontrava internada na unidade de saúde por causa de uma pneumonia. Na queda, ela sofreu traumatismo craniano. O leito ocupado pela idosa não possuía grades de proteção.

O caseiro José Apolinário Barbosa, de 43 anos, filho da vítima, veio de Belo Horizonte para visitar a mãe, depois de receber um telefonema dela avisando da internação. “Ela disse que queria me ver. Cheguei a fazer uma visita e planejei revezar o acompanhamento dela com meu irmão. Quando a vi, no sábado, ela estava lúcida e aparentemente bem, tanto que eu cheguei a dar informações sobre seu estado de saúde para os vizinhos dela, dizendo que ela rapidamente voltaria para casa. Quando retornei no dia seguinte, ela já estava morta”, informou José Apolinário.

De acordo com as declarações do caseiro, o irmão que acompanhava a vítima disse que a mãe tinha caído da maca. “O leito não tinha nenhuma barra de proteção para garantir a segurança. Meu irmão disse que a queda foi tão brusca que, assim que minha mãe caiu, ela teve sangramento pelas vias aéreas e nasais. Inconformado com a situação, resolvi procurar mais informações no hospital e ninguém me informou nada direito. Só ficamos sabendo que o corpo já tinha sido enviado para o IML (Instituto Médico Legal) para que fosse realizada uma necropsia. No laudo, foi constatado que a causa da morte foi traumatismo craniano”, declarou o filho de Dorcelina.

Em relação à falta de uma barra de proteção no leito, José acredita que seja uma negligencia da unidade de saúde. “Nós nunca esperávamos que uma coisa dessas pudesse acontecer num hospital. A obrigação de dar segurança ao paciente é do pronto-socorro. Por isso, lutaremos por justiça. Espero que isso seja resolvido o mais rápido possível para que outras famílias não passem pela mesma situação. É revoltante ver que uma coisa simples de se resolver acabou nesta tragédia. Minha mãe foi para o hospital com sintomas de pneumonia e problemas cardíacos e saiu de lá morta com uma faixa enrolada na cabeça por causa de uma falta de descuido”, declarou Barbosa.

NOTA PMI
Em nota, a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ipatinga, responsável pela administração do Hospital Municipal, informou que a paciente estava acompanhada por um familiar no momento em que tentou se levantar e caiu da maca. Ainda segundo a nota, médicos do HMI tomaram todas as medidas para tentar reanimá-la. A idosa foi encaminhada ao IML, que atestou o óbito. Conforme a assessoria, o HMI não pode fornecer mais detalhes, mas está à disposição da família. A Prefeitura disse ainda que lamenta a morte da idosa. fonte: JVA online

1 comentários:

ISABEL CRISTINA disse...

AO LER A REPORTAGEM,CHEGO À CONCLUSÃO QUE A PESSOA MENOS FAVORECIDA FINACEIRAMENTE SOFRE MUITO,POIS ALÉM DE ESTAR DOENTE,FICA EM SITUAÇÕES PRECÁRIAS NOS HOSPITAIS,RESULTANDO MUITAS VEZES EM FATALIDADES COMO ESTA.O DOENTE,PRECISA DE UM LUGAR ADEQUADO PRA FICAR,POIS SUA CONDIÇÃO JÁ É DIÍFCIL.O ACOMPANHANTE,FICA ESGOTADO FÍSICA E MENTALMENTE E,NÃO TEM SUPORTE NENHUM PRA ZELAR DA FORMA NECESSÁRIA O SEU PACIENTE.A POPULAÇÃO QUE FAZ USO DO ATENDIMENTO PÚBLICO JÁ É UMA VÍTIMA DESTA SOCIEDADE INJUSTA QUE,NÃO VALORIZA O SER HUMANO.INFELIZMENTE O DINHEIRO AINDA FALA MUITO ALTO.COMPARA-SE O ATENDIMENTO PARTICULAR COM O PÚBLICO.FIQUEI VÁRIAS VEZES ACOMPANHANDO MINHA MÃE E MEU PAI EM HOSPITAIS PÚBLICOS.É VERGONHOSA A SITUAÇÃO DOS MESMOS.NÃO É CULPA DOS MÉDICOS NEM DOS FUNCIONÁRIOS.É CULPA DE NOSSOS GOVERNANTES QUE NÃO PRIORIZAM A SAÚDE NEM A EDUCAÇÃO NO PAÍS.FALTAM AOS HOSPITAIS PÚBLICOS UMA INFRAESTRUTURA,UM SUPORTE MAIS HUMANO PARA UM MELHOR ATENDIMENTO.O QUADRO DE FUNCIONÁRIOS É EXCELENTE.MAS ELES NÃO PODEM FAZER MILAGRES.A CULPA É DE NOSSO GOVERNO,QUE NÃO TEM ESCRÚPULOS E NEM AMOR.GOVERNANTES QUE JAMAIS FAZEM OU FARÃO USO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.PARA ELES TEM OS MELHORES HOSPITAIS,MUITO BEM EQUIPADOS,COM APARELHAGENS CARÍSSIMAS.AINDA BEM QUE EXISTE O NOSSO DEUS,QUE CUIDA DE NÓS,POIS É SÓ DELE QUE PODEMOS ESPERAR COISAS BOAS.