Pacientes oncológicos de Valadares agora têm direito a tratamento gratuito de radioterapia

Uma dívida de mais de R$ 2 mil. A quantia não paga o valor da vida. Assim, Maria do Carmo define os gastos que teve para combater o câncer de mama. O marido conta que não tinha como arcar com o tratamento. Precisou recorrer a empréstimos. Maria do Carmo utilizou o FGTS para ajudar nas despesas porque todos os exames pelo Sistema Único de Saúde demorariam demais. Tempo que o câncer não espera.

Para evitar endividamentos como esse ou até o risco de morte de pacientes com câncer de mama, o Ministério Público entrou com uma ação civil pública contra a Prefeitura de Valadares. Por documento, o Governo Municipal informou que as duas pacientes que procuraram a Promotoria foram atendidas. O valor pago pelo tratamento foi de R$ 2.310.

O pagamento foi feito porque a Justiça deu razão ao pedido do Ministério Público e ainda determinou que o benefício fosse estendido a todas as outras pessoas portadoras do mesmo problema.

A necessidade da intervenção da Justiça foi porque o NEO, Núcleo de Especialistas em Oncologia, tem a máquina de radioterapia, única de Governador Valadares, mas não há como realizar os tratamentos pelo Sistema Único de Saúde. O hospital só pode prestar o tratamento por meio de convênios ou de forma particular. Os recursos do SUS ainda não foram liberados pelo hospital.

Segundo José Pedro Vieira, responsável pelo NEO, a burocracia tem feito com que haja a demora no credenciamento. Ele explica que no dia 5 de novembro a Prefeitura de Valadares encaminhou o pedido para o Governo do Estado.

A fila de espera em Valadares chega a 72 pessoas.

Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Valadares, a informação é de não há data prevista para a assinatura do convênio com o Ministério da Saúde. Enquanto isso, mulheres que precisam da radioterapia em Valadares devem entrar em contato com o Ministério Público para tentar viabilizar o serviço de forma gratuita. fonte: In360

0 comentários: