6% - Queda da umidade em MG atinge marca histórica

Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro, registra o segundo índice mais baixo de umidade do ar em 100 anos de medição no estado: 6%. Temperatura chegou a 37°C

Especialistas estão preocupados com o calor excessivo e o tempo seco. Clubes precisam ficar em alerta máximo por causa dos afogamentos
07-09-2011 10:51
Em quase um século de previsões meteorológicas – a primeira foi em 1912 –, Minas teve nessa segunda-feira, na sua média histórica, o segundo índice mais baixo de umidade relativa do ar. O “efeito Saara” ocorreu em Conceição das Alagoas, cidade de apenas 21,5 mil habitantes, no Triângulo Mineiro, que registrou 6% e a temperatura mais alta do estado (37°C). De acordo com o serviço de meteorologia da Cemig, o recorde foi batido no domingo, em Ituiutaba, na mesma região, com a marca de 5%. Nessa segunda-feira , a situação esteve também abrasadora e bem em clima de deserto em outros municípios da região, como Uberlândia, com 9%, a mesma de Ituiutaba. Nas três cidades, o estado é de emergência, conforme os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Em Belo Horizonte, o índice está um pouco acima do Triângulo, com 13%, o que configura estado de alerta. Segundo o meteorologista da Cemig, Geraldo Paixão, não há previsão de chuva para os próximos sete dias. “O tempo vai continuar quente e seco. Em todo o estado, a umidade relativa do ar ficará abaixo dos 30%, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Triângulo. Não há expectativa de mudanças para BH, que na segunda-feira estava nos 12%.” 

A capital está há 89 dias sem chuvas, número acima do ano passado (56 dias) e bem distante de 2009 (113) e 2007 (178). O coordenador do Centro de Meteorologia Minas Tempo, Ruibran dos Reis, destaca que a umidade relativa do ar está baixa desde 10 de agosto, quando uma massa de ar quente chegou ao estado. Além do tempo seco, os moradores de Ituiutaba convivem com temperaturas altas (36,1°C), enquanto em Uberlândia atinge a 32,3°C. Ele adianta que vai chegar a São Paulo e litoral do Rio de Janeiro uma frente fria, vinda do Oceano Atlântico, que poderá provocar nebulosidade na Zona da Mata mineira. 

A baixa na umidade, segundo Ruibran, é causada pela falta de nuvens, fenômeno responsável também pela queda da temperatura à noite. “Como não há barreiras, a terra absorve toda a temperatura durante o dia e à noite. É como se estivéssemos no deserto.” Ele explica que nas cidades muito quentes e muito secas, como as do Triângulo, as pessoas não sentem calor excessivo, pois transpiram muito e há uma queda de até quatro graus no corpo. “O problema é que a desidratação ocorre com mais rapidez e facilidade.”

Saúde
A baixa umidade relativa do ar agrava doenças relacionadas às vias respiratórias, podendo causar dor de cabeça, alteração na pressão arterial e sangramento no nariz. A Fundação Hospitalar Municipal João Henrique, de Conceição das Alagoas, registra aumento no atendimento médico – em média, são quatro pessoas por dia, e nessa segunda-feira foram 13, sendo um idoso, três crianças e nove adultos. 


O que fazer
Qual a melhor atitude diante do tempo seco, calor infernal e falta de qualquer previsão de chuva? De acordo com os especialistas da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, o melhor é beber muita água, água de coco e sucos naturais; preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; evitar frituras; dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. Ainda é indicado evitar a exposição ao sol entre as 10h e às 17h e usar protetor solar, além de preferir banhos com água morna ou fria, já que a quente resseca ainda mais a pele.


CHAMAS PERTO DO VIADUTO DAS ALMAS 


Um incêndio consumiu parte de uma serra perto do Viaduto das Almas nessa segunda-feira, na cidade de Congonhas, na Região Central de Minas. Durante todo o dia, as chamas queimaram parte da vegetação, mas o Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte até a noite não sabia do problema. A corporação em Conselheiro Lafaiete, que atende a região, também não foi acionada para apagar o fogo e informou que irá ao local na manhã desta terça-feira.
 Fonte: Uai

0 comentários: