Projeto dá destinação certa a pilhas e óleo de cozinha em Ipatinga

Coletor de pilhas e baterias está disponível em cinco unidades de saúde
IPATINGA - Cinco Unidades de Saúde de Ipatinga vão receber pontos de coleta de pilhas, baterias e óleo de cozinha. A iniciativa faz parte do projeto Descarte Consciente, desenvolvido pela Prefeitura de Ipatinga, e vai providenciar o destino certo para estes materiais. Nos postos dos bairros Bethânia, Bom Jardim I, Iguaçu, Limoeiro e Veneza há coletores disponíveis.
O projeto Descarte Consciente tem o objetivo de conscientizar a população sobre a destinação de diversos tipos de materiais. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a administração municipal firmou parceria com Enov e Recoleo.
Pilhas, baterias de celular e laptops devem ser entregues nos pontos onde há coleta e serão encaminhados para reciclagem. A Prefeitura de Ipatinga orienta que a população não doe ou comercialize o material em ferros-velhos, pois certamente não terá o destino adequado. O óleo de cozinha também deve ser recolhido. O material será coletado nas Unidades de Saúde assim que houver demanda. Contatos pelo telefone 3823 9450.
O descarte inadequado de pilhas e baterias pode representar um grave risco ao meio ambiente e à saúde pública pela contaminação de solos e lençóis freáticos. Mercúrio, níquel, chumbo e cádmio são alguns dos metais presentes nestes produtos. Segundo a coordenadora do projeto, Gizele Souza Silva Leal, alguns dos danos que esses metais podem causar às pessoas são problemas nos rins, fígado e pulmão. Evite que esse material vá parar em lixões a céu aberto ou se perca no meio ambiente.

CONSCIENTE
A primeira etapa do projeto começou no início do mês e tem como meta recolher cerca de uma tonelada de lâminas de raio X. O descarte pode ser feito na Unidade de Saúde mais próxima da residência. Uma empresa privada irá recolher o material nas Unidades de Saúde e dará a destinação correta.
A campanha da Secretaria Municipal de Saúde prevê ainda a conscientização sobre o descarte inadequado de diversos resíduos que são considerados um problema de saúde pública, tais como medicamentos, lâmpadas fluorescentes, eletrônicos, pilhas, baterias e óleo de cozinha.
Os parceiros envolvidos no projeto são Farmabiente, que é a responsável pelo tratamento e destinação final das lâminas, Sistema Fiemg, Comitê Macro de Vigilância Sanitária, Lions Club, Recóleo, Enov, A& R Ambiental, Multi Copy, Minas Têxtil e Fruta Cor. O projeto é aberto às instituições públicas e privadas interessadas em aderir ao Programa Descarte Consciente. Contatos com a empresa responsável podem ser feito pelo telefone (31) 38261465.

Fonte: Diário Popular

0 comentários: