Passagens Ipatinga-Ipaba podem ficar mais baratas

Atualmente fixada em R$ 3,65, a passagem do ônibus que faz o transporte de passageiros entre Ipatinga e Ipaba está se transformando em um grande pesadelo para a população que reside no município vizinho. Grande parte dos moradores de Ipaba trabalha em Ipatinga e por causa do preço alto da tarifa, vários empregadores estão recusando a contratação dessas pessoas, informou nesta segunda-feira (21) a assessoria da deputada estadual Rosângela Reis (PV). 

A explicação para o elevado preço está no trajeto. O município tem dois acessos pela BR-458. A primeira entrada é a mais próxima de Ipatinga, porém muito perigosa, sem acostamento, sem faixas de sinalização e com um alto índice de acidentes. Devido a essas dificuldades, o ônibus da empresa Univale utiliza uma segunda entrada, que fica mais longe, o que encarece o valor da tarifa, entretanto, garante segurança aos usuários. 

Para que a Univale mude o trajeto do ônibus, sem colocar em risco a vida de nenhum passageiro, a entrada mais próxima ao Centro de Ipatinga deve receber obras de construção de um canteiro de segurança, área para travessia da pista, faixa de aceleração e sinalização de redução de velocidade.                                                                               

“Uma passagem mais barata é uma questão social. Vai estimular as empresas e garantir o emprego de muitos trabalhadores”, defendeu a deputada Rosângela Reis. Para o prefeito de Ipaba, Geraldo Reis, a mudança de itinerário do ônibus “deve ser feita com a máxima urgência, pois acredito que irá reduzir a passagem em pelo menos 30 centavos. Isso seria um benefício enorme para a população e para os patrões”. 
 
SOLUÇÃO 
Pensando em resolver a situação, o prefeito de Ipaba Geraldo Reis Neves e a deputada estadual Rosângela Reis estiveram no DER–MG - Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais para encaminhar a reivindicação de alteração da rota. Os dois representantes da população ouviram do Coordenador Regional do órgão, Nívio Pinto de Lima, que “o DER vai solicitar do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes a autorização para fazer as obras que forem necessárias para que o primeiro acesso seja incluído no trajeto oficial. 

Nívio afirmou também que é “interesse de todos baixar o preço, pois aumenta o número de passageiros”. O coordenador se colocou à disposição da deputada e do prefeito para realizarem uma reunião com os diretores do DNIT e da empresa Univale para acertarem o acordo da mudança de passagem logo após a execução das obras do canteiro, sinalização e área para que o ônibus possa contornar com segurança. 

A expectativa é que tudo fique acertado e a nova tarifa entre em vigor ainda no primeiro semestre de 2011.

fonte: JVA online

0 comentários: